Coloridinhas

             

08 janeiro 2016

Retrospectiva Literária 2015

Todo início de ano eu costumo fazer uma retrospectiva literária com os livros que li no ano anterior. Cá estou eu hoje pra falar justamente sobre isso!

2015 foi um ano em que li muitas metades e partes de livros, pois senti muita necessidade de estudar mais sobre Psicoterapia e não necessariamente leio os livros inteiros quando se trata de livros de estudo. Por conta disso e de outros fatores, a minha lista de livros lidos nesse ano foi bem menor do que o que costumo ler. Mas, não acho que isso seja uma coisa ruim, já que nesse ano estive com outras prioridades, mesmo gostando tanto de ler nas horas vagas.

Além disso, fazendo essa lista eu percebi que tiveram apenas dois livros literários e vários relacionados a empreendedorismo! Fez muito sentido, se eu parar pra pensar no meu momento atual, mas também senti falta de histórias fantásticas emocionantes e incríveis! Pretendo equilibrar mais isso esse ano e passear mais entre os gêneros.

E aqui vai a lista na ordem em que terminei a leitura e as notas de 1 a 5, sendo: ★ruim | ★mais ou menos | ★ok | ★muito bom | ★genial incrível! :
  1. Empreendedorismo Criativo - Mariana Castro 
  2. The $100 Startup - Chris Guillebeau 
  3. Pense como um Freak - Steven Levitt e Stephen Dubner 
  4. As Virgens Suicidas - Jeffrey Eugenides 
  5. A Menina do Vale - Bel Pesce 
  6. Quando eu Voltar a ser Criança - Janusz Korczak 
  7. Como Encontrar o Trabalho da sua Vida - Roman Krznaric 
  8. Vai Fundo! - Gary Vaynerchuk 
  9. Free - O Futuro dos Preços - Chris Anderson 
  10. O Poder dos Inquietos - Chris Guillebeau 
  11. Descubra seus Pontos Fortes - Marcus B. e Donald Clifton 
  12. Não Faz Sentido - Por trás da câmera - Felipe Neto 
  13. A Hora das Bruxas I - Anne Rice 
Melhor livro de Literatura: Como li apenas 3 livros de literatura, não existe nem sombra de dúvida na minha escolha do favorito! A Hora das Bruxas, certamente! Anne Rice é genial. Já tinha lido Entrevista com o Vampiro dela e já tinha achado fantástico. Agora passei a admirar ainda mais a autora! Não acho a escrita em si tão impressionante (li o traduzido, então só consigo avaliar essa versão), mas a história que ela cria e a ordem de apresentação dos fatos é simplesmente sensacional! O livro tem sim algumas partes cansativas, mas de modo geral é muito envolvente e maravilhoso! Recomendo!

Pior Livro de 2015: Os dois que receberam menor nota foram Free e Descubra seus Pontos Fortes. Ambos são igualmente mais ou menos. Sobre o primeiro deles, acho que eu tinha mais expectativas e por isso não curti tanto. Já com o segundo, rolou uma espécie de incompatibilidade entre a forma de pensar do autor e a minha. Dos dois tirei algumas boas dicas, mas não sei se valeu a pena a leitura.

Melhor livro Não Literário: Aaai que difícil.Vou escolher dois: The $100 Startup e Empreendedorismo Criativo. Os dois me ensinaram coisas e me inspiraram bastante.

Autor Descoberta: Adoreeei conhecer o Chris Guillebeau. Passei a companhar o blog dele e agora estou lendo devagarinho os arquivos que ele disponibiliza gratuitamente no site! Recomendo os livros, recomendo o blog, recomendo tudo! Ele é muito inspirador. :D

Senti Falta... De ler mais livros de literatura, como falei na introdução do post. E quero ler mais livros da área de Psicologia também.

Em 2016... pretendo ler mais livros literários e quero me entregar mais à sorte da TBR jar (um potinho gracinha onde tem vários papéis com os nomes dos livros que tenho na minha lista de espera).

Agora me conta nos comentários os dois melhores livros que você leu em 2015? Adoro receber indicações! :D

11 comentários:

  1. Oi Bia :D
    Desse post, As virgens suicidas estão na minha lista há um tempo.
    Também estou lendo muito coisa de empreendedorismo, e gostei muito das outras sugestões que você deu, vou procurar.
    Ah! Já leu Criativo e empreendedor, sim senhor!, de Rafaela Cappai? É ótimo.

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brunaaa! :D
      Não li o livro da Rafa! Eu fiz o curso dela em 2015. Daí meio que já tinha muuuito conteúdo dela na minha cabeça! Hahaha Mas, sei que são mídias diferentes e pretendo ler um dia sim. Assisti aos vídeos em que ela lê partes do livro e vi que muita coisa se repete no curso, daí quero deixar mais pra frente, pra usar como uma revisão, sabe? Acho que vai ser bom! :)

      Haa.. e eu não achei As virgens suicidas assim tão bom. Muita gente fala bem, mas não achei ele cativante. Foi bom, mas nem tanto, sabe? Já vi muitas pessoas falando que é legal pela tensão e imagino que seja também um dos poucos livros que fala sobre esse tema do suicídio, que é meio tenso e mexe com tanta gente. Talvez por isso o impacto dele seja maior em algumas pessoas. Mas, ele não me cativou tanto quanto eu imaginei que fosse.

      Beijooo

      Excluir
    2. Lembro que coloquei ele na lista por causa de um debate em sala de aula, uma amiga falou super empolgada. Sou louca para fazer o curso da Rafa, mas tô com outras prioridades financeiras no momento, como estudar inglês.

      Excluir
  2. Esse ano pretendo ler mais! estou lendo um livro de ACP, mas em paralelo ele, alguns de histórias incríveis... hauehuehaue
    Vamos ver se consigo ler tudo o que quero nesse ano.
    Adorei sua retrospectiva e as notas, assim da pra ver ter uma idéia se o livro é bom ou não.

    Um beijo
    Sherry
    www.mixdecereja.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro ler livros de temas diferentes assim ao mesmo tempo! :D

      ;*

      Excluir
  3. Oi, Bia! Tb li a startup de $100 e tb foi um dos melhores do meu ano... esse ano quero ler mais... principalmente mais literatura q tb não foi meu forte em 2015. De qq forma fiquei feliz q li qse tdo que pedi no natal de 2014... então não foi aquela coisa de comprar vários livros mas nunca ler nenhum! Beijos! Ps. Não tenho ctza se vc lembra de mim... sou sua colega no decola! estou de volta em bsb. podíamos tentar marcar um encontrinho com o pessoal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Genial! Também fico incomodada de comprar livros e acabar não lendo! :P
      Lembrooooo! Claro! ^^

      E tô tão distante do blog que só fui responder hoje esse seu comentário. Que vergonha! u.ú

      Excluir
  4. Bia, A Hora das Bruxas está em minha lista de "quero ler" no skoob e agora fiquei ainda com mais vontade de lê-lo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Maravilhosooooo! Eu tô louca pra ler o Hora das Bruxas II ♥

      Excluir
  5. Oi, Bia! Eu amei seu blog, encontrei-o através dos seus tutoriais de amigurumi *-*
    Gostei bastante da sua retrospectiva, ano passado também li A Hora das Bruxas <3 sou super fã da Anne Rice.
    Eu queria te perguntar uma coisa, posso usar o seu método de retrospectiva em meu blog (e colocar os créditos, claro)? Do jeito que você faz é bastante dinâmico e eu achei super interessante ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haaa.. tô louca pra ler o segundo! Você já leu?? :D
      E clarooo que pode usar essa minha forma de fazer retrospectiva! Fica à vontade! ♥
      Também acho mais fácil assim do que falar em parágrafos sobre como foi o ano de leituras! :)

      Beijinhos!

      Excluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...