Coloridinhas

             

06 janeiro 2012

[Receita] O cookie clássico.

Quem acompanha o blog há algum tempo, sabe que esse ano acaba o prazo da minha versão da lista 101 coisas em 1001 dias, que de tão famosa hoje em dia, já nem precisa de apresentações.. então estou com várias coisas em mente para conseguir cumprir as metas e ainda postar aqui.
Tem um bocado de tempo que não atualizo a página da lista. Então, já cumpri vários itens que ainda não estão riscados por lá! Costumo riscar a lista no papel e esqueço dela aqui.. em breve farei isso! :)

Então... um dos itens era "21. Aprender a fazer cookies (testar 3 receitas diferentes).".
Cumpri essa meta há algum tempo, quando comecei a me interessar por assar biscoitos, pães, bolos, brownies e logicamente, cookies. A intenção era escolher o meu preferido, para poder fazer sempre.


Testei mais de 3 receitas. Gostei de várias e de outras nem tanto. E o escolhido foi esse lindo aqui:




Além de muitíssimo bons, esses cookies são bem fáceis de fazer. Não precisa de tantos ingredientes e o processo todo é bem simples.


Ingredientes:
  • 115g de manteiga ou margarina (temperatura ambiente);
  • 50g de açúcar branco;
  • 90g de açúcar mascavo;
  • 1 ovo;
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha (já fiz sem essência e também fica bom. Mas, essência de baunilha é um item que não pode faltar na cozinha lá em casa :P);
  • 175g de farinha de trigo;
  • 100g de gotinhas de chocolate ou chocolate em pedaços (com meio amargo também fica ótimooo).

Para fazer essas delícias, em uma vasilha, misture os açúcares e a manteiga e bata bem (já fiz com batedeira elétrica e sem. Não vi grandes diferenças. Por isso, costumo fazer sem ela para sujar menos coisas.. :P). 
Em seguida, adicione o ovo e a essência de baunilha. Mexa mexa mexa!


Feito isso, coloque a farinha de trigo, mexa mexa mais uma vez (quem precisa de academia, não é mesmo?) até ficar uniforme, adicione as gotinhas de chocolate e adivinha? Mexa bem! :)




A massa desse cookie não é tão firme quanto desse outro que postei no blog há algum tempo. Por isso, não há como manipular com as mãos para fazer as bolinhas.


Forre uma assadeira com papel manteiga (ou unte com margarina, como achar melhor..) e faça bolinhas do tamanho de colheres de sobremesa (eu sempre pego duas colheres e passo a massa de uma para outra algumas vezes antes de colocar na assadeira. Assim os cookies ficam um pouquinho mais redondjos :P). Coloque-as bem afastadas umas das outras, pois quando são assados, os cookies se espalham e ficam mais finos, podendo grudar uns nos outros.


Asse em forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 10-15 minutos, ou quando os maravilhosos estiverem levemente corados das bordas. 
É rapidinho mesmo! :)


Tão redondinho.. :)
Estão prontos! :D


Para mim, os cookies perfeitos tem que ser macios no centro, levemente crocantinhos nas bordas e não serem enjoativos. Há quem prefira os crocantes, e aí essa não vai ser a melhor receita do mundo.
Mas, pra mim, é a melhor melhor melhor, até que outra melhor ainda venha.. porque não pretendo parar de testar novas fórmulas incríveis! :)


Deu até água na boca de escrever esse post.. =9

36 comentários:

  1. Eu acho que já andei fuçando algumas receitas sua por aqui :P
    Adoraria saber cozinhar, mas meio que sou frustrada. Tentei fazer cookies uma vez e ficaram bem estranhos :( e na vez seguinte, tentei duas vezes fazer macarons... Falhei tb. Qualquer hora testo essa receita e te digo o resultado :P a única coisa que sei fazer praticamente de olhos fechados é bolo de chocolate! Meu orgulho, haha. (e arroz tb, mas já que estamos falando de doces...)

    ResponderExcluir
  2. Preciso largar de preguiça e testar esses cookies, ficam perfeitinhos, hein?! Vou imprimir pra tentar! Aí te conto! bjs

    ResponderExcluir
  3. Eba! Eu comi dessa fornada! E, de fato, é muito, muito bom. Tem bordas mais crocantes, centro macio, é doce na medida... E são ainda mais bonitos visto de pertinho ;-)

    Ainda hei de fazer aqui em casa, Bibi!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. deu água na boca de ver esse post, cookie me lembra chá de maçã com canela, uma tarde com clima agradável e um bom livro, tem coisa mais maravilhosa?

    vou testar essa receita, eu tenho a mesma preferência por textura que você, acredito que vou adorar. ^^

    ;* Bibi.

    ResponderExcluir
  5. Eu li a sua lista um tempo atrás. E conheci também esse projeto através de você e pretendo faze-lo em 2013 :D Tão longe, mas enfim.
    Espero que consiga termina-lo

    diariodebruniele.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olha Bi, pela fotografia, o cookie ficou com uma carinha deliciosamente boa. Hehe! :)
    Vou ver se tento fazer em casa.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Como eu queria ser apaixonada pela cozinha para poder fazer kkkk... Adoro cookies, acho que qualquer dia irei arriscar e fazer essa receita.

    Bjim

    ResponderExcluir
  8. OBRIGADA! eu tô morrendo de fome, na tpm, louca pra um doce (e eu n posso comer chocolate se n minha cara EXPLODE) e você com RECEITA DE COOKIES GHKFJHGFJK Vou te bater HJKGFHJGFJK

    Seus cookies ficaram lindos, e eu amo as fotos que você tira!

    Tem post novo no meu blog! Visita lá? *-*

    Bjonas!

    Fique com Deus <3

    ResponderExcluir
  9. Yummy, vou tentar fazer em casa, fiz uns cookies dia desses,mas ficaram muito gordurosos então eu nem comi ( mas o povo daqui de casa comeu). Não faço ideia de onde achar as gotas de chocolate, onde você encontrou?

    ResponderExcluir
  10. Aaah, esse cookie é aquele que a gente fez e tiramos fotos bizarras com os medidores e que eu fiquei te fotografando? E que também fiquei morrendo de rir da forma que eles iam desmanchando dentro do forno? Hoaiusoiasouuao Lembrei desse dia nosso lendo esse post! xD
    Que saudade que eu sinto de você e da sua companhia, sabia? ^^
    Vou testar essa receita essa semana ainda, fofinha!

    Beijo enorme de grande! <3

    ResponderExcluir
  11. Voou fazer essa semana mesmo! :9
    Nesse momento estou com baita fome. Queria agora :(
    Vou sonhar que estou comendo. hahaha

    ---
    Os marcadores são fofo mesmo. Pena que são tão fraquinhos...
    Não esqueci da sua cartinha tá?! Desculpa a demora. Vou faze-la em breve :)

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Ah, ia me esquecendo...
    Fico feliz que estaja acompnhando o projeto. :)
    Estou empolgada e medrosa. haha

    ResponderExcluir
  13. Deu água na boca, só de ler esse post.
    Nossa! Ficou com uma cara ótima. Com certeza, ficou uma delícia, também.
    Que bom que tu compartilhou a receita que mais gostou, assim, tenho certeza de que vou adorar!
    Ultimamente, esses post's de receita, estão despertando mais ainda meu lado cozinheira. rs
    Tenho várias receitas acumuladas, aqui. Estou super ansiosa, doida para fazê-las. :)

    Um beijo:*

    ResponderExcluir
  14. AmiiiiLga,

    que saudades!! X.X
    esse é aquele cookie que eu comi na sua cada uns dias atrás?? Se for, é muuuuito gostoso. Acompanhado de um chá, suco, ou alguma bebidinha quentinha deve ficar algo inenarrável :P

    Agora estou de regime então não poderei fazer. Mas quem sabe num fds, comer um ou dois? Vouplanejar (:

    Volta loooogo!
    beujo *:

    ResponderExcluir
  15. Huuum, que delícinha. É parecido com o que minha mãe faz. Depois vou pegar a receita dela pra poder comparar! ^^

    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  16. Eu farei essa receita o mais rápido possível, Bia.
    Só faltam 2 ingredientes, que darei um jeito de comprar. Na verdade, um ingrediente só. Pois, vou deixar a essência de baunilha para próxima. Preciso comprar esse açúcar mascavo.
    Bia, será que posso fazer sem ele? rs
    (Olha a ansiedade batendo.)
    :)

    ResponderExcluir
  17. Sim, é Brasília sim, tirei a foto no primeiro dia do ano, vista da casa de uma amiga da família!

    Obrigado pelo comentário, continuarei a visitar o seu tbm!

    Beijão

    ResponderExcluir
  18. Eu também acho a lingua alemã linda, eu só tava zoando mesmo JKHGFGJF

    Awwww, eu AMO Cookies ;_;

    Bjonas!

    Fique com Deus <3

    ResponderExcluir
  19. Bibiii, você é a rainha dos cookies/bolinhos/biscoitos/brownies pra mim, você sabe, né? Suas receitas são sempre as melhores, então se você esta dizendo que essa é a melhor eu acredito de olhos fechados. Vou testá-la, também gosto de cookies com centro macio e bordas crocantes. (:

    * Quero essa caneca fofa pra minha coleção! ♥

    ResponderExcluir
  20. Ei moça bonita! Meu nome é Flávia e acompanho seu blog tem um tempinho desde que o encontrei lá no blogroll da Pagu.
    Bom, estou aqui hoje para agradecer pelo post porque através dele, eu que sou super difícil de querer cozinhar até me arrisquei com os cookies e não é que ficaram uma delícia?
    Acho o maior barato isso dos blogs serem um espaço de troca, de bate-papo mesmo. Por isso, parabéns. Seu cantinho é show.
    Bjocas e muita energia positiva pra ti.
    Flávia

    ResponderExcluir
  21. Bem, eu terei que segurar a ansiedade, mesmo.
    Pois, além de não ter nenhum mercadinho aqui pertinho, eu não posso sair do meu local de trabalho para compra-lo. Terei que esperar até domingo, que é meu único dia de folga.
    Enquanto isso, vou aguardar o fim de semana, olhando essas delícias, aqui. rs

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  22. que gostooso! Eu preciso tentar fazer um desses,haha =)

    ResponderExcluir
  23. Olha!!! Essa é a receita que eu uso pra fazer whoopies!!! É só não colocar as gotas de chocolate e fazer um sanduiche com brigadeiro no meio!! hahahha
    A massa é um pouco mole mesmo, por isso eu uso saco e bico de confeitar pra coloca-los na forma :D
    Ai que vontade me deu agora :DD

    ResponderExcluir
  24. perai, que é já que eu faço esses cookies *-*

    ResponderExcluir
  25. Oi, Bianca!
    Eu também gosto de testar receitas de cookies. Percebi que você não usou fermento nessa. É assim mesmo? Eu tenho uma muito parecida, mas com proporções diferentes. Quer que eu te mande?

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Venho namorando as receitas que vc posta há meses, e acho que finalmente eu criei coragem de fazer rsrs. Quero fazer pro dia das mães, mas uma pena é que eu não sei se vou encontrar o açúcar mascavo a tempo D;
    Vou caçar ele!

    obrigada por compartilhar, não vou esquecer de mexer bem ^^

    ResponderExcluir
  27. Mandyyy! Você vai adoraaar a receita! :D
    Depois volta aqui pra dizer o que achou! ^^

    ResponderExcluir
  28. Ah! voltei,
    fiz ontem pela noite, com medo de ficar ruim pro café da manhã, pq eu sou um desastre na cozinha as vezes :lol:

    Então, como deixei pra comprar os materiais de última hora não encontrei o açúcar mascavo, daí resolvi arriscar com o açúcar demerara, e as gotas de chocolate que tive que substituir por ceral balls (pra ele n ficar branquelo e sem graça) rs
    ...e graças a Deus meus pais gostaram ^^
    mas da próxima vez vou seguir a receita ao pé, e com medidas corretas (medidores em gramas está na minha listinha de compras rs)

    PS1: não repitam o lance com os tais cereal balls, pois ele acaba deixando mais doce do que tem que ficar, e com gosto de cereal
    PS2: Bii, depois que minha mãe me viu aqui na página ela pediu pra agradecer pela receita rsrs ~^.^~
    PS3: mesmo "armengadinho" e mais doce do que um cookie deve ser, recebi elogios, \omg/

    Obrigada de novo por compartilhar,
    e pra finalizar a redação; segue uma foto improvisada do meu resultado http://yfrog.com/naq10rj

    ResponderExcluir
  29. Aaah! Ficou uma gracinha o cookie!! E você conseguiu fazer redondinho também! ^^
    Fiquei aqui rindo pras paredes quando vi a foto! Adoro quando me mostram as coisas assim! Obrigada! :)

    Então.. o açúcar mascavo é menos doce que o demerara e que o cristal.. por isso talvez tenha ficado doce, além das bolinhas de cereal.
    Se você gosta de coisas meio amargas, vai adorar usar chocolate meio amargo. Pra mim, é a melhor forma! Mas, tem gente que prefere ao leite mesmo.. :)

    Eu uso uma balança de cozinha digital. Comprei numa viagem que fiz pro exterior. Foi 30 reais e sou muito feliz com ela! ^^
    Mas, existem opções nacionais com um preço em conta também! É bom porque é de precisão, né.. então é difícil errar pela quantidade.

    Sua mãe é uma fofa! Fala pra ela que eu disse "disponha"! :)

    Beijinhos, dona moça! ^^
    ..
    *

    ResponderExcluir
  30. RS rs eu é que tô rindo agora,

    e comprar fofurinhas e utensílios pra cozinha faz parte do meu sonho, sabe ter tudo arrumadinho e num só tom de cores ^ ^/
    bem, como no meu plano de me aventurar na cozinha, tô desejando fazer o cookie de aveia com gergelim, e conforme eu for acertando, vou fazer receitas mais complicadas hehe

    bj bih!

    ResponderExcluir
  31. não sei o que houve com o meu a textura ficou diferente e além do mais AVISO: gente depois que ele fica duro é so uns 15 20m mesmo
    eu até queimei ele T.T

    ResponderExcluir
  32. Yay! Desculpe estar comentando em um post tão antigo, mas vou fazer eles hoje! Depois passo a foto de como ficou... :)

    ResponderExcluir
  33. Prontinho, fiz, tirei a foto e aqui está: (ficou uma delícia, vou usar mais vezes :D)
    http://www.flickr.com/photos/81086084@N05/8068628316/in/photostream

    Como eu gosto de MUUITAS gotas de chocolate, antes de colocar no forno eu despejei umas em cima e fui "espremendo" elas para não caírem, e ficou do jeito que eu queria :D #fikdik

    ResponderExcluir
  34. Ah, e para a Lavi: Quando tirar do forno, ele ainda vai estar mole, mas quando ele esfriar vai ficar durinho e crocante ;)

    ResponderExcluir
  35. Quero tentar fazer, amo cookies :)
    http://www.flickr.com/photos/81086084@N05/8068628316/in/photostream

    ResponderExcluir
  36. Ops, link errado
    O certo é esse: http://confissoesdaamante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...