Coloridinhas

             

28 dezembro 2011

[Literatura] Emily Dickinson

Há um bom tempo, ganhei de presente do meu pai (é ele quem me dá grande parte dos livros de poesia que tenho, por termos esse gosto em comum) um livro pequenininho de poemas da Emily Dickinson.
Até então, nunca havia ouvido falar sobre ela. Lembro de ter lido o livro em um dia ou dois, marcado apenas uma página e guardado.

Não tinha gostado muito, então só deixei o livro na prateleira junto com os amiguinhos dele e pronto.
Mas, tem uma coisa que acontece com muita frequência com quem gosta de ler poesia. Uma dia lemos uma passagem de um livro.. nada acontece. E em um outro dia qualquer, lemos novamente e pensamos: "nossa! Por que não marquei esse antes? É incrível!".
Por saber que isso acontece, resolvi dar mais uma chance pra Emily.


E ontem, foi ela quem fez minha madrugada melhor.
Sempre dobro a pontinha da folha dos meus livros de poesia. Antes havia apenas uma dobrinha.. e depois de ler a segunda vez, encontrei várias passagens dobráveis..

Alguém deve ver essa foto e ficar horrorizado com as orelhinhas, acertei?
Então.. vamos falar dela:
A Emily Dickinson nasceu em Massachusetts em 1830. Estudou em um colégio só para garotas, mas interrompeu seus estudos aos 18 anos de idade por problemas de saúde.
Foi então que começou a escrever poesias. Publicou alguns poemas, mas não teve real reconhecimento ainda em vida.

Emily teve uma grande paixão, porém não foi correspondida. Morou na casa de seu pai durante grande parte de sua vida em um quase isolamento físico. Enfrentou várias crises depressivas.
Após a sua morte, a família de Emily encontrou mais de 1750 poemas escritos por ela.
Foi então que começou a compilação e organização dos mesmos por temas, já que era difícil encontrar a data de escrita de cada um.

Os temas foram: Vida, Amor, Natureza, e Tempo & Eternidade. E é exatamente isso que encontramos nestes poemas reunidos.. :)

Desfoquei a primeira estrofe pra destacar as outras três, que mais me tocaram..
O estilo de escrita dela é bem bonito. Na tradução, muito foi perdido. Nesse livro, temos o original em inglês em uma página e em português na página seguinte.
No original, ela brinca com as palavras, faz jogos legais, parece que a poesia flui, sabe?
Na tradução, fica um pouco mais travado, mas não deixa de ser bonito também.

Ela não é daquelas poetas mega apaixonantes como tantos outros de que gosto muito. Não é uma de minhas favoritas, mas ela escreve com leveza sobre assuntos muitas vezes pesados. Achei bonito.


Além disso, achei muito bacana essa mudança de opinião. É sempre legal dar mais uma chance pra algum autor que não nos chamou muita atenção.
Vai ver aquele momento em que estávamos vivendo não nos permitiu que fossemos tocados, mas vai que agora é diferente.
Da mesma forma que quando lemos um livro pela segunda vez, percebemos coisas que não haviam chamado nossa atenção, podemos ler poesias que eram sem graça e de repente passam a fazer total sentido.

Agora quero conhecer melhor a obra dela!



:)

Deixo para vocês o site do museu que fizeram em homenagem a ela.
Fica em Amherst - Massachusetts, onde ela nasceu.

Emily Dickinson Museum
--------------------------------------------
Edição 29/12

A Klara, do bem-mequero deixou um comentário tão bonito, que traduziu perfeitamente isso que acontece quando a gente lê poesia, que não tive como não colocar aqui no post a citação:

"...o livro de poesia é o tal do livro que tem várias caras. Um dia te alegra, outro dia te inspira, outro te ajuda, outro dia te dá preguiça e outro te decepciona. Acho que é porque as poesias falam direto com as nossas emoções ^^ ".

:)

19 comentários:

  1. Acho que vou dar uma segunda chance aos livros que estão parados aqui em casa.

    Você sabe desenhar móveis? *-* Faz um post sobre!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Isso também ocorre comigo. Muitas vezes, a segunda leitura mostra tantas coisas que antes passaram despercebido pelos meus olhos. Tudo depende realmente do momento, do nosso 'estado de espírito'.
    Adorei as poesias, também não conhecia a autora. Que vida triste a que ela teve, mas que bom que os pais souberam preservar os escritos dela. Bela homenagem.
    Ah, muito obrigada pelo comentário no meu blog ^^.
    Bjoooo

    ResponderExcluir
  3. Bia, agora que parei p/ pensar que eu nunca leio poesias; não tenho qualquer livro assim, acredita?

    Fiquei com vontade agora. Vou ver se procuro por alguns... Você tem indicações? :)

    E por falar em segunda chance, vou ver se dou uma nova oportunidade à série Guia do Mochileiro das Galáxias, haha.

    Beijo, mocinha (e caso a gente não se fale até lá, Feliz 2012!!!).

    ResponderExcluir
  4. isso acontece muito comigo, mesmo! eu já ouvi algumas críticas sobre a obra da Emily, mas nunca li. pelos trechinhos que você fotografou, gostei. eu prefiro ler poesias e poemas que são em inglês, acho bonitinho o jogo de palavras que alguns escritores fazem, daí a tradução sempre deixa escapar a magia do original, mas os dela são bonitos também em português. gostei da indicação Bibi ^^
    ;*

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga,

    o livro de poesia é o tal do livro que tem várias caras. Um dia te alegra, outro dia te inspira, outro te ajuda, outro dia te dá preguiça e outro te decepciona.
    Acho que é porque as poesias falam direto com as nossas emoções ^^

    Minha maior dificuldade com qualquer livro, é que quando o meu santo não bate fica difícil de ler. Me dá uma preguiça louca. Mas estou aprendendo a superar isso!


    Depois me empresta este daí pra eu dar uma lidinha ;)

    beujo na bunda
    *:

    ResponderExcluir
  6. Obg*-*

    Ah, pensei que eu estava falando com uma futura arquiteta KK. E esse cara cobra caro? Quando tiver os móveis mostra ae blz?

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gente..... que poemas, hein? Ela realmente conseugia tratar de assuntos tão pesados com uma leveza impressionante. Ela tem talento!

    Sim, retrospectivas são legais HJKGFHJKG

    Bjonas! Fique com Deus <3

    ResponderExcluir
  8. Que poesias lindas!! Adorei!


    Beijos!!


    http://pinkrocket.zip.net

    ResponderExcluir
  9. nossa, que lindos versos! sem contar nas fotos né *-*

    ResponderExcluir
  10. Aveeeeeeee, consegui configurar aquelas letras malucas. Unf :)
    Minha salvadora, se vc não me avisasse, o que seria de mim? ^^

    Nhoooom, que bonitinha colocar lá o comentário! Até fiquei tímida :}

    Minha mãe quando escreveu o primeiro livro de poesia, deu uma cópia pra vovó. Aí minha avó lia um poema e perguntava "olha, mas o que vc quis dizer com isso...eu não entendi direito esse poema."
    Aí minha mãe "ué, mas na poesia cada um entende o poema de um jeito... essa que é a graça"

    Aí minha avó fica eternamente dizendo que não gosta de poesia, pois não consegue entender o que o poeta quer dizer :P E ela é do tipo super mega racional. Ela não fica inferindo e interpretando os textos, e muito menos sentindo coisas que não estão explícitas. Logo, a poesia não fala às emociones dela. Interessante, né?

    *:

    ResponderExcluir
  11. Oi Bia, passa no meu blog rapidinho que tem um post de indignação que eu quero que muitas pessoas vejam porque poderia ter acontecido com qualquer uma!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. eu com certeza irei procurar mais sobre a Emily. tenho preferência por biografias, as primeiras que li foi Mais Pesado Que o Céu do Kurt Cobain & Christiane F, irei resenhá-los no ano que vem, pois pretendo lê-los novamente. agora me diz sobre esse do Darwin quando achar a anotação? me interessei.

    eu também achei que o diretor podia trabalhar muito mais no filme, mas não sei, me impactou de alguma forma.

    e acho que não vou esperar até o ano que vem para experimentar essa receita, fiquei superafim haha.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, achei lindinho o seu post. Queria que meu pai tbm me presenteasse com livros. Eu não sou mto de ler poesia, mas gosto de pegar algumas exporadicamentes, vai td do momento em que vivo. Tbm acho legal essa ideia de reler autores, sempre nos passam uma percepção diferente.

    Lindo o blog.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Não sou muito de ler poesias, mas como uma das minhas metas para 2012 é variar mais os estilos de leitura que faço, já sei o que colocar na lista...

    Achei uma graça alguns trechos nas fotos que você postou. Leves, bem como você disse. Espero conhecer mais sobre Emily :)

    ResponderExcluir
  15. Acho que tudo depende do nosso estado de espírito no dia, não é? Às vezes lemos algo e não faz efeito algum, outro dia lemos a mesma coisa e achamos perfeito! É assim comigo. Acontece o mesmo com os filmes que assisto! Feliz 2012 pra vc e sua família! Muitas alegrias neste novo ano! Um ano poético pra você! rs. Bjoks

    ResponderExcluir
  16. teu blog é um encanto! Também adoro poesia, elas tem esse poder de transformar qualquer momento simples em algo intensamente doce (:

    voltarei sempre aqui! <3

    ResponderExcluir
  17. É verdade, em um dia lemos uma poesia e nada acontece, mas depois vamos ler novamente e percebemos o quanto faz sentido. Seu blog é lindo *-*

    Beeijos
    Giovanna Lacerda
    Blog Deluxe
    http://deluxemoda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. poxa, adorei o post! tô doida pra comprar esse livro agora, vou ver se tem aqui na minha cidade. Adorei o estilo, e a historia dela é tão triste :/
    'brigada pela dica, adoro seus posts! Você devia faze-los sempre, pra minha felicidade :)
    beijo e feliz ano novo!!

    ResponderExcluir
  19. Eu fiquei horrorizada com as orelhas....
    Beijos

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...