Coloridinhas

             

22 abril 2011

[Receita] Ovos de páscoa recheados!

Finalmente!!
Chegou a receita (que na verdade vejo mais como um tutorial..) de ovos de páscoa recheados. Devido à correria durante a semana, não pude fazer antes. Sei que a maioria de vocês já deve ter os ovos de páscoa feitos ou comprados já no esquema pra quando chegar domingo!
A receitinha fica para os que fazem em cima da hora! o/
Ou para a páscoa que vem, quem sabe? :)

Então vamos ao que interessa!


Você vai precisar de:

  • Chocolate ao leite (compro sempre barras de 1 ou 2 Kg, então não sei dizer a quantidade. Vale a pena comprar barras assim, que além de sairem mais baratas, têm o prazo de validade longos);
  • Moldes de acetato (normalmente encontramos em lojas de artigos para festas);
  • Leite condensado;
  • Coco ralado sem adição de açúcar;
  • Papel chumbo (vende nas mesmas lojas de artigos para festas. Dá pra usar papel alumínio também);
  • Papel celofane.
OBS.: O recheio que fiz aqui foi de coco (tipo prestígio, sabe?). Mas, fica uma delícia misturar licor de marula (ou outro que você goste) com chocolate branco em quantidades que formem uma pasta (essa mistura só serve pra recheio, não é moldável).


O primeiro passo é cortar o chocolate em pedaços para facilitar o derretimento. O ideal nessa etapa, é usar uma tábua de corte específica para chocolate ou tábua de vidro, que não pega o cheiro dos outros alimentos. Caso você não tenha, pode cortar em um prato ou bancada.

Em seguida, coloque em uma tigela refratária e deixe por aproximadamente 30 segundos no microondas. O chocolate não estará completamente derretido. Mas, isso não é problema. É só mexer bem que todos os pedaços ficarão.


Depois disso, um passo muitíssimo importante (que me esqueci de fotografar) é dar choque térmico no chocolate. Fazendo dessa forma, ele demora mais pra derreter quando em contato com as mãos.
Para dar o tal choque térmico, é só já deixar preparada outra tigela no que chamamos de banho maria inverso. Em vez de deixar a tigela na água quente, deixamos em água fria (nem gelada nem à temperatura ambiente).

Assim que transferirmos o chocolate para a tijela em banho maria inverso, misturamos até ficar a uma temperatura fria ao toque. E então já está na hora de colocar nos moldes!


Como na foto, coloque o chocolate no centro e vá empurrando com as costas da colher para as bordas. Certifique-se de que o chocolate está cobrindo tudo e que a camada não está muito fina em algum ponto.

Para isso, sempre coloco o molde contra a luz. Nos lugares em que o chocolate está fino, ficam uns buraquinhos como na foto abaixo.

As bordas estão finas e tem um buraquinho (que fiz de propósito pra vocês verem).. :)
Feito isso, vire o molde em uma bancada para que o excesso escorra e não fique com o centro do molde muito grosso. 


Coloque na geladeira e deixe por 20 minutos.
Enquanto os moldes estão lá dentro, vamos preparando o recheio, que é mega fácil e simples:

Em uma vasilha, misture leite condensado com coco ralado. As proporções que usei foi de 1 parte de coco ralado para 2 de leite condensado, mas você pode ir dosando até achar que está bom, já que tem diferentes marcas de leite condensado mais ou menos fluidos.


Passados os 20 minutos, coloque uma camada de recheio dentro do molde com o chocolate. Tome o cuidado de não subir até as bordas, que devem ser só de chocolate para que fiquem resistentes.


Em seguida, cubra com mais uma camada de chocolate da mesma forma que foi feita a primeira camada.
Coloque na geladeira e deixe por aproximadamente 40 minutos (para garantir que vai estar pronto para desenformar).

Desenforme! :)

Com o papel chumbo já cortado, junte as duas partes e embrulhe.
Para o embrulho final, que só faço antes de entregar o chocolate (por isso, ainda estão lá dentro da geladeira. Mostro todos eles embrulhados no domingo! ^^), é só cortar um quadrado de papel celofane (ou papéis específicos para embrulhar ovos de páscoa que encontramos em muitos mercadinhos e papelarias nessa época do ano), colocar o ovo no centro e segurar as 4 pontas com uma mão só (deu pra entender? o.O). Depois, passe uma fita ou cordão e dê um nó/laço!

Está pronto! :)

OBS.: É importantíssimo não lavar os moldes com detergente, pois eles têm uma camada de algo anti aderente que vai-se embora caso seja lavado dessa maneira.

Tinha um molde bem antiguinho aqui em casa que já foi lavado diversas vezes. A primeira camada de chocolate grudou nele e não saiu de forma nenhuma. Resultado:

Foi comido agorinha de colher! :)
Também fiz barrinhas de chocolate recheadas com coco!


Caso alguém faça, me mostra? :)

Quase me esqueço! NUNCA, JAMAIS, em hipótese ALGUMA deixe que o chocolate entre em contato com a água! Ele desanda de um jeito que fica terrível! :P

10 comentários:

  1. (eita não sei se o comentário foi ou não, então, qualquer coisa, desconsidere esse comentário hauhauahau)
    Bianca vc leva mto jeito na cozinha!!
    Ficou tudo com uma cara deliciosa!! *-*
    Vem aqui cozinhar comigo, menina! hauahuahau
    Beijoca!!

    ResponderExcluir
  2. Bibi! Você não morre mais! Pena que só recebi o link do post _depois_ de fazer meleca. Acho que consegui salvar o que era pra ser um ovo de chocolate. Mas se der errado, ainda tenho chocolate pra uma segunda tentativa (desta vez com sua ajuda ehhehehe).

    Só uma dúvida: se você não usa detergente, como faz para limpar direito os moldes?

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Augustoooo!

    A Nane me falou que você queria fazer ovos de páscoa! Só depois pensei que poderia ter combinado de você vir fazer aqui, né? Fui bocó!

    Então.. os moldes você lava com a parte amarela da esponja e usando sabão normal mesmo.

    Vi um vídeo no manual do mundo que ensinava a fazer ovos de páscoa com estampa de oncinha! Super supimpa! Aqui o link: http://www.manualdomundo.com.br/como-fazer-ovo-de-pascoa-de-oncinha/

    :)

    ResponderExcluir
  4. Bibizinha!!!!
    Muito legal esses ovinhos e muito gostosos também.
    Umas dicas: - Se o chocolate pegar vapor e ficar pastoso dá pra aproveitar transformando-o em recheio com cereais variados ou licores saborosos.
    - Chocolates que alardeiam não precisar de choque térmico têm muito sabor de gordura hidrogenada (eca!)
    - Um outro jeito de fazer o choque térmico é espalhar o chocolate derretido em uma bancada beeeeem limpinha e seca. Depois é só juntar com uma espátula e colocar nas formas. Faz mais meleca que do jeito que você fez, mas para os menos jeitosos, não corre o risco de cair água no chocolate.
    Beijocas, Momoin.

    ResponderExcluir
  5. Ajudei com a primeira foto e também ajudei a comer a metadinha q quebrou pq ficou grudada na fôrma. Voltade de comer isso =9~~~
    Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Bia, primeiro, eu queria agradecer pelo seu comentário. Fiquei muito feliz

    de lê-lo parte por parte!

    Em segundo lugar, vamos lá:

    Doação de sangue- Sabe, acho um ato tão nobre. Há quanto tempo você já doa

    sangue? A única coisa a respeito disso que acho super injusta é o fato de

    homossexuais não poderem também doar seu sangue. Não consigo ver lógica

    nisso, mesmo com as alegações deles.

    Canecas! Nossa, eu fico maluca com elas! Sabe, outro dia tinha umas lindas

    no extra na promoção, brancas e foscas por fora e coloridas por dentro, por

    R$2,99! Claro que fiz a festa! Obrigada pela dica do catálogo da Jequiti,

    tentei entrar no site para vê-las mas não tinha fotos lá. Uma vez, vi um

    jogo de umas com bolinhas, lindinhas. Me arrependo por não ter comprado-as.

    ): Aqui, até há canecas em lojas de 1,99, mas elas custam sempre mais 10.

    Tenho saudades de quando elas eram baratiinhas, baratiinhas...

    Malabares - Bem, não sabia o que era Swing, mas o tio Google me ensinou!Na

    verdade, já conhecia, porém não sabia qual era o nome. É muito bonito pelo

    efeito que as cores das fitas causam. Você aprendeu sozinha? Esse de 3

    bolinhas até arrisco alguma coisa, mas bem pouquinho. O sesc daqui até

    promove uns cursos de circo sempre, porém ainda não tive coragem de ir. Quem

    sabe uma hora me dá coragem?

    Papel reciclado - Então, tenho uma receita que me passaram há um tempo bem

    simples: Basicamente, você deixa o papel de molho na água, bate tudo no

    liquidificador, peneira, seca e molda. Que material você usava?

    Mural de fotos - Estou na dúvida de fazer o básico, feito com a folha de

    zinco ou o estilo varalzinho com ventosas, sabe? O da folha de xinco é legal

    pq dá para colcocar vários imãs e fazer uns estilo foto polariod, não sei se

    você já viu. O do varal é bom pq dá para ficar mudando de lugar e customizar

    os prendedores. Ainda tenho que pensar...

    Música clássica - Que legal! Nossa, acho tão bonitas as melodias delas...

    queria muito conhecer mais sabe, não só das músicas com dos compositores.

    Você ouve os lps onde? Aqui na minha cidade tem uma loja estilo sebo mas

    enorme e vende uns lps de música clássica baratinhos, coisa de 1.99, acho

    que é porque ninguém compra. Tô com uns em casa mas ainda não tenho onde

    escutar, por isso quero comprar uma vitrola, de prefêrencia uma bonitinha.

    E muito, mas muito obrigada mesmo pelas dicas dos projetos do flickr! Dos

    que vc citou, o que mais gostei foi o de 52 fotos, pois é uma versão

    reduzida do de 365. Sabe, até acho que tirar fotos todos os dias seja algo

    legal pois acaba sendo uma espécie de diário, mas eu acho que muitas acabam

    saindo por obrigação e não por prazer. Já esse de 52 fica uma coisa sem

    tanta obrigação e cairia como uma luva pois um outro item da minha lista é

    tirar fotos toda a semana. O de 99 palavras também gostei, mas é como você

    falou, com palavras que signifiquem algo para nós, o projeto ficaria bem

    mais bacana. O de 100 possibilidades é realmente o máximo, mas o difícil é

    escolher o objeto!!
    Lembro uma vez que vc comentou sobre as câmeras da Canon. Então, estava

    pensando em comprar uma Panasonic pela relação custo/benefício. Parece que a

    FZ35 é a única que compete de frente com as Canon e Kodac e pelo que vi, uma

    Canon boazinha não sairia por menos de uns 1300, 1400...Tenho uma Sony no

    fim dos dias e acho que a única coisa que a marca acertou foi em marketing,

    não recomendo pra ninguém...

    Infelizmente, com o advento da internet, as cartas entre amigos estão desaparecendo, o que é uma pena!! Você esperar o carteiro, pegar a cartinha, abrir e lê-la é algo tão mágico, sem falar de escrever para quem gosta. colocar um pouco de você nela. Esse é um item que quero completar logo! *-*

    beijos Bia e novamente, muito obrigada pelo carinho. :)
    Ah, e desculpe pelo comentário gigantesco! Não precisa ter pressa para lê-lo! :D

    ResponderExcluir
  7. Bibi, acho que quero te chamar assim posso? Não sou tão velha (hehehe)mas a minha filha (9anos)se parece muito com oque li do seu perfil. Também é muito sonhadora e escreve com detalhes os seus sonhos, em qualquer papel que ache,rsrsrs.Comparei ela com vc. Tem uma alma muito pura e é a melhor filha do mundo.
    Uma vez ganhei umas barrinhas caseiras parecidas com estas que vc fez e tenho saudade até hj, eram muito boas.Este ano vamos ficar com os ovos comprados mesmo que já são muitos, sabe né avós,tias,padrinhos, e mais.
    Uma Feliz Páscoa para vc e sua familia.

    ResponderExcluir
  8. Q fofo seu recadinho, nêga!!!
    Brigadinhu!!
    Menina...q legal..seus chocolates ficaram lindos!!
    Ontem , eu minha filha ficamos a tarde toooooda fazendo tb!!kkkkk
    (Deus foi muito bom conosco...hehehe)
    Graças a Deus, nenhum quebrou...
    Pra primeira vez , áté q foi um sucesso!kkk
    O site do Bakerella é lindo mesmo!
    Já coloquei algumas receitinhas de lá...
    Já o Chocorango não conhecia...e amei!(Na verdade, é perigoso!kkkk)Principalmente pra mim, que vivo de dieta eteeeerna...kkkk
    Bí, amei conhecer seu blog e já me sinto de casa...hehehe

    Bom, vou ver se edito as fotos dos ovos..passo a passo...enfim...vamos ser felizes...afinal, depois de ter passado 464375856,465445 horas fazendo...rsrs
    Bjinhu, florzinhaaa!!o/

    ResponderExcluir
  9. oi, gostaria de agradecer à receita desse ovo de pascoa recheado, é bem o q tava imaginando fazer, agora com suas dicas é quase certo q consiga fazer um bom ovo. Obrigada, depois te escrevo pra dizer como ficou. Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. que deliiiicia! é quase certeza de que eu irei fazer. Vou postar a receita e as fotos no meu blog (do que eu fazer) e é claro, vou dizer que peguei a receita do seu lindo e maravilhoso blog. PARABENS!

    acidamentesensivel.com

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...