Coloridinhas

             

04 março 2011

[Literatura] Como água para chocolate.

Como água para chocolate entrou para a minha lista de livros preferidos essa semana e tenho vontade de comprar vários exemplares e sair presenteando todo mundo!

Foi escrito pela Mexicana Laura Esquivel, que começou sua carreira escrevendo peças de teatro para encenação e para público infantil, pois era professora e sentia falta de roteiros teatrais para crianças. Então, ela mesma os escrevia. Publicou Como água para chocolate, seu primeiro romance, em 1989. O livro teve aceitação muito grande pelo público e foi traduzido para 35 línguas. Vendeu 3'600'000 exemplares, o que rendeu a Laura, em 1994, o ABBY (American Booksellers of the Year), que pela primeira vez foi atribuído a um escritor estrangeiro.


Fonte: Wikipedia e Edições ASA.



O livro conta a história de Tita, a filha mais nova da família De La Garza. Dizia-se que Tita chorava ainda dentro da barriga da mãe, talvez por já saber que na vida lhe seria negado o casamento, já que a antiga tradição dizia que a filha mais nova deveria cuidar de sua mãe até que esta morresse. O pai de Tita morreu quando ela tinha apenas dois meses de idade (isso acontece na segunda página do livro. Ele não chega a ser um personagem, então não se preocupem  :P), e sua mãe, chamada Mamãe Elena perdeu o leite, o que fez com que Tita tivesse que ser alimentada por Nacha, a cozinheira do rancho. Elas passavam muito tempo juntas e desde pequena, Tita cresceu sentindo os aromas das cozinha e tinha paixão por aquele lugar. Aprendeu a cozinhar com Nacha e por ela nutria um profundo sentimento.

Tita e Pedro se apaixonam perdidamente, mas não podem se casar por causa da antiga tradição. Pedro termina se casando com Rosaura, irmã mais velha de Tita, apenas para morar sob o mesmo teto e para poderem se ver, o que não dá muito certo por causa de Mamãe Elena, que está sempre por perto vigiando e repreendendo. Tita passa a ser a cozinheira do rancho, e é por meio dos pratos que faz, que ela consegue se comunicar com Pedro. Ela cozinha e dependendo de seu estado de espírito no momento, provoca diversas sensações naqueles que se alimentam da sua comida.


O livro foi adaptado para o cinema em 1993. Há alguns anos assisti ao filme pela primeira vez, e se tornou um dos meus preferidos. Agora que li o livro, posso dizer que é uma das adaptações mais fiéis à história e mais bem feitas que conheço. Ambos são completamente apaixonantes e cheios de detalhes lindos.

Uma das carcteristicas do livro que mais me agrada é a forma como é contada a história, pela filha da sobrinha de Tita. Ela sempre tem elementos do tipo: conta-se que... , dizem que...  o que faz com que a história não necessariamente tenha que ser totalmente plausível, já que é o que se conta depois de muitas gerações sobre aquela família. 
A narração mistura o real com o onírico. Fala de choros que inundaram casas, cobertores de mais de um quilômetro de comprimento, amores que provocam fogos de artifício.. 

Isso e outros fatores é o que deixam a leitura deliciosa.

... tocante, incrível, maravilhosa, impressionante, emocionante, linda, surpreendente, louvável, esplendorosa, envolvente, fabulosa, e quantos mais bons adjetivos você conseguir pensar. 


Recomendo demais! :)
Os amantes da culinária vão se apaixonar e querer que o livro não acabe. E se duvidar, ainda tentam fazer uma das receitas que precedem cada capítulo. :P

10 comentários:

  1. Aaaah, não faz isso comigo nããão! Não tô podendo gastar agora! Hahaha, mas já add ele na minha lista de desejos! Vou procurar o filme. Um maravilhoso fim de semana! Beijooos!

    P.S. Você está me devendo o nome daquela rádio que seu pai ouve! rs...

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse filme, mas quase não consigo terminar de ver, de tanta vontade que me dá de cozinhar.

    Eba, tô curiosíssima para ver as artes que sairão das suas hábeis mãozinhas.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. E aí Bibi,
    Imagino que você faça ideia do porquê do título.
    Até nisso a escritora foi feliz, né?
    Poderia ter sido apenas quente, mas ela resolveu imprimir uma relação/sensação culinária ao calor da história. Recomendo da Laura o livro Malinche. Não tão notório, mas não menos poético.
    Beijocas, Momoin.

    ResponderExcluir
  4. Que delícia, eu já conhecia o livro, mas o jeito como você contou ficou ainda mais encantador. .____.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a descrição do livro, toda detalhada e bastante motivadora! Fiquei muito tentada a ler... Agora que estou na casa de praia e querendo ficar beeem londe da folia, um livrinho assim me faria super bem. =)

    Vai para minha lista de "preciso ler"!

    Um beijo pra vc e... Ah! Eu li aquela sua listinha de "regras" ao ler um livro e gostei muito. Principalmente do "não termino um livro e começo outro no mesmo dia!" Uma traição... =) Penso do mesmo jeito!

    Impossível se desfazer tão rápido daquela amizade criada com os personagens...

    =)

    Ma

    ResponderExcluir
  6. Eu só assisti o filme.
    E seu marcador é fofo!

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua descrição, e já fiquei morrendo de vontade ler!!
    Com certeza este será o próximo... mas desta vez sem devorar, pelo jeito este é daqueles que merecem ser saboreados, ops... ou melhor, lidos devagarinho!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Estou lendo!
    Pena q esqueci na sua casa D:
    Mas depois eu pego d volta =D
    De brinde ainda tenho o mesmo marcador pra ler xD
    Haiuahoiauhaoiuha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Quero ler e assistir o filme, logo!
    Achei bem novela mexicana quando cheguei nessa parte "Tita e Pedro se apaixonam perdidamente, mas não podem se casar por causa da antiga tradição. Pedro termina se casando com Rosaura, irmã mais velha de Tita, apenas para morar sob o mesmo teto e para poderem se ver, o que não dá muito certo por causa de Mamãe Elena, que está sempre por perto vigiando e repreendendo." haha

    Olha, eu que nem sou tãããão prendada na cozinha, fiquei pensando logo de cara "será que tem as receitas direitinho? vou tentar fazer" :D


    :**

    ResponderExcluir
  10. Assim como você eu também adorei esse livro, e quero muito assistir o filme. A Laura escreveu o livro de uma forma tão diferente, eu fiquei encantada.

    :)

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...