Coloridinhas

             

13 março 2011

[DIY] Aromatizador de ambientes.


Semana passada, descobri em casa vários vidrinhos de essência que minha Moin tinha guardados para fazer sachês (daqueles com sagu). E gostei taaanto da essência de Lavanda Inglesa, que pensei: "eu quero esse cheiro pra miiim".  E fui logo fazer um aromatizador de ambientes pra borrifar no quarto! :)

A receita é bem antiga, de quando eu fazia sempre (parei de fazer quando as essências acabaram e eu não comprei mais). Então, não sei de onde tirei. Foi em algum site da internet.. anotei em um caderno e lá está até hoje. É coisa simples, vocês vão ver.
Essa receita faz 200mL de aromatizador. Então se o seu potinho for maior, é só dobrar, triplicar, aumentar de forma que siga as proporções.

Ingredientes:

  • 140mL de álcool de cereais
  • 40mL de água filtrada
  • 20mL de essência
  • 10 gotas de fixador de perfume

E aí é só juntar tudo em um potinho com válvula spray ou aqueles borrifadores com gatilho que a gente encontra em loja de R$1,99. Esse da foto é uma embalagem de perfume da linha Ekos da Natura. Minha mãe guarda todas elas, porque têm a tampa rosqueada e com boa vedação. E aí dá pra levar em viagens sem ocupar tanto espaço e sem correr o risco de quebrar, já que é de plástico.

O fixador não é essencial. Na antiga receita eu não colocava e o aromatizador funcionava muito bem. Mas, como tinha aqui em casa, resolvi colocar pra prolongar o efeito.
Borrifei 4 vezes na cortina assim que acordei. Já se passaram 4 horas. Vou lá ver se o cheirinho permanece...

[pausa...]

Permanece!! Fui lá e ainda está cheirosinho. Mas, suave. É bom assim.. que não dá dor de cabeça, e é muito mais difícil que algum amigo seu tenha alergia, como acontece muito com os incensos.

Costumo encontrar os ingredientes em lojas de sabonetes, velas, perfumes artesanais. Em Brasília, tem todos eles na Parafinne, que também faz entrega em outras cidades do Brasil.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica! Estou querendo mesmo um aromatizador!

    ResponderExcluir
  3. Desde q eu vc o fez, eu vejo vc espirrando ele na cortina ^^
    Dei uma fungada e to de prova que ele tem um cheiro mt bom xD
    Deve funcionar de bom ar pro banheiro tb =D
    Haiouahoaiuhaoiuha
    ^^
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. adoro aromatizadores.Sou louca por coisa cheirosas, e adoro espirrar perfumes no quarto =P rsrsrsrs

    www.plumasecaprichos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. HUmmm! Que legal! Ateh a foto deu um toque a mais pra essa fofura. Aqui em casa minha mãe simplesmente adora usar aromatizador!!!:O Vou ver se mostro esse para ela! :P

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...