Coloridinhas

             

24 fevereiro 2011

[Receita] Cookie com aveia e castanha.

Hoje eu e a Kari fizemos cookies de aveia! Desde que voltei para o Brasil, surgiu uma veia culinária em mim e tenho vontade de cozinhar coisas todos os dias! :)
Quando fui a Ely (cidade pequena perto de Cambridge - UK. Onde tem a catedral mais bonita em que já entrei na vida), comprei um livro chamado "The complete book of Baking" na loja da catedral (pois é... loja dentro da catedral. Os ingleses não perdem tempo. Tinham lojinhas em todos os museus também).

Essa receita de hoje foi a primeira receita testada desse livro e todos aqui em casa gostaram. Um monte de gente deu sugestões também... mas essas eu falo no final do post.
O nome original é Crunchy Oatmeal Cookies.


Ingredientes:

  • 3/4 de xícara de margarina ou manteiga com sal (em temperatura ambiente);
  • 1 xícara de açúcar (a receita diz para usar refinado, mas usei o granulado e deu muito certo);
  • 1 gema de ovo;
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo;
  • 1 col. chá de bicarbonato de sódio;
  • 1/2 col. chá de sal
  • 1/2 xícara de aveia em flocos (acho que não faz diferença o tamanho do floco. Eu gosto dos grandes);
  • 1/2 xícara de castanha em pedaços ( usei de caju, mas acho que ficaria ótimo com castanha do Pará).



Modo de fazer:

Em uma vasilha grande, misture o açúcar e a margarina até ficar macio e uniforme (a receita dizia fluffy.. é o termo ideal né? dá até para imaginar algo fluffy. :P). Depois, adicione a gema do ovo e misture bem.
Junte a farinha, o bicarbonato e o sal e mexa até ficar homogêneo. Por fim, adicione a aveia e a castanha, mexa-mexa e a massa está pronta! Agora é só deixar na geladeira por 20min para ficar mais fácil de fazer as bolinhas sem grudar na mão toda.
Enquanto isso, ligue o forno para pré-aquecer, unte uma assadeira grande com margarina e farinha (ou use uma daquelas folhas próprias para assar comidinhas gostosas).

Passados os 20min, retire a massa da geladeira e faça bolinhas com aproximadamente 3cm de diâmetro (não tirei fotos dessa etapa, então não achei forma melhor de dizer o tamanho.. me desculpem) e coloque-as bem espaçadas na assadeira (o espaço é aprox. o de 1 bolinha e meia). Depois disso, use o fundo de um copo para amassar as bolinhas até elas ficarem chatinhas na assadeira. A massa queria grudar, então passei um pouco de farinha no fundo do copo a cada amassada.

Terminada essa etapa, é só levar ao forno a 190°C até ficarem levemente dourados. Deve levar aprox. 20 minutos, mas é bom ficar de olho.

Fim! :D
Ele fica uma gracinha com os flocos de aveia aparecendo.



Outras sugestões (para colocar na massa):
  • casquinhas de laranja;
  • pedaços de chocolate;
  • mais aveia;
  • outros tipos de castanha.

Como sempre: se você fizer a receita (é muito fácil e muito boa!), mande fotos ou deixe o link aí nos comentários que vou adorar! :)

7 comentários:

  1. Oi Linda,
    Eu também provei e adorei o biscoito! Recomendo para todos.
    O nome das folhas próprias para assar coisas gostosas é papel manteiga. Ele é vendido em rolos, em supermercados, na seção de papel alumínio.
    Armarinhos também os vendem em folhas grandes para moldes de roupas.
    Eu já usei esse papel para escrever recadinhos dentro de biscoitos. Ele não queima e nem modifica o sabor. Só não dá pra fazer surpresinha porque o comilão pode engolir a mensagem... Hhauioahauiao
    Beijocas, momoin.

    ResponderExcluir
  2. Que blog fofo! Amei o layout e esse background. :) Adoro biscoitos de aveia, eu costumava comprar prontos mas um dia decidi fazer eu mesma e ficaram tão melhores que os do supermercado que nunca mais comprei. Minha receita é bem parecida com a sua, exceto pelas castanhas (não gosto de nozes e similares). They make great dunkers! ;)

    ResponderExcluir
  3. Aprovo mesmo! Muito gostoso =D
    Façamos mais receitas \o/ (se bem q nessa eu só ajudei a comer =9~~)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Se fosse a minha mãe a dar outras sugestões, com certeza ela falaria em uvas passas, coco, ameixa seca... A cara dela! rsrs

    Que fotos lindas você faz! Imagine como eu não dou todo o apoio à essa sua vontade de cozinhar, né? =D

    Mas também gostei muito dos trabalhos em feltro, técnica que quero aprender o mais breve possivel.

    Um beijão, se fizer a receitinha do Chocorango me conte siiiiiiim.

    Talita

    ResponderExcluir
  5. Taaai! :)
    Abri os comentários por sua causa! ^^

    Ebaaa! Testa sim! E depois me fala se gostou! o/

    ResponderExcluir
  6. Já coloquei um bocado de coisas nos cookies que eu fiz mas nunca coloquei aveia!
    A receita que eu tenho não leva bicabornato. Será que serve pra que hein?

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...