Coloridinhas

             

28 janeiro 2011

[Receita] Torrões de açucar blue heart ♥

 

Outro dia, passeando por livrarias, achei um livro com várias fotos lindas e o nome mais legal ainda: "Gifts from the kitchen!".
Fui direto folhear bem rápido, pois estava com pressa.. até que parei na página com torrões de açúcar coloridos. Não pude ler a receita, mas não tirei isso da cabeça até o final do dia.
Quando pude sentar na frente do computador, comecei a procurar como fazer os tais cubinhos. Foi bastante fácil, mas nenhuma receita dava as quantidades exatas.
Os passos consistiam em misturar açúcar de confeiteiro com água até obter uma consistência de areia molhada.

Areia molhada o quêêêÊÊê??  É... eu pensei o mesmo.

E então fui tentar fazer. E errei umas duas vezes até conseguir a tal consistência.

A quantidade é mais ou menos essa:
  • 1 xícara de açúcar refinado;
  • 1 colher (chá) de água fria;
  • Também usei 4 gotas de corante comestível.


E então é só misturar tudo em uma vasilha. Os meus torrões ficaram mais azuis do que gostaria. Não esperava que o corante fosse tão forte. Então, se você não quiser um chá azul, aconselho a colocar apenas uma gota de corante de cada vez, e misturar bem antes de colocar a próxima, até obter o tom desejado. ^^

Depois que a cor estiver uniforme, é só colocar em moldes pequenos, pressionar bem e desenformar em uma assadeira. Aí é que entram as quantidades. Se estiver molhado demais, ele não desgruda do molde. Se estiver seco demais, ele desgruda, mas não pega a forma. Mas, não se preocupe. É bem fácil chegar a essa consistência.
Como não tinha os moldes na hora, usei o menor medidor de colheres.. desses de cozinha, sabe? (dá pra ver na montagem no início do post). Tenho um kit deles em forma de coração, mas os comuns de bolinhas também ficam lindos! Dá um trabalho enorme fazer dessa forma. O que indico é usar moldes de bombom de chocolate. Os menores que você encontrar! Ou ainda as formas de gelo daquelas menorzinhas também.


Os torrões ficam firmes o suficiente para aguentarem pequenas manipulações (para aproximá-los mais na assadeira, por exemplo), mas ainda estão delicados.
O próximo passo é levar ao forno baixo por 5 minutos (não se preocupem! Nesse pouco tempo, o açúcar não derrete! ^^). Depois de tirar do forno, eles estão bem mais firmes e você pode segurá-los e mostrar pra todo mundo! :D
Só não tente apertar com força. Eu quebrei uns 5 torrões assim! :P Ele fica bastante firme depois de aproximadamente 40min que saíram do forno, que é quando perde graaaande parte da água. E aí sim pode até pisar em cima que não quebra (eu não fiz esse teste ainda. Alguém se habilita?).


Pra guardar, usei um pote de vidro reutilizado. Existem vários vidros lindos nos mercados, abrigando uma série de produtos. Eu sempre guardo os mais fofinhos porque sei que podem ser usados pra guardar alguma coisa! A hora desse vidrinho de molho de tomate chegou! ^^

E agora é só servir!


Algumas considerações finais:
  • Se você não quiser levar ao forno, pode deixar secando de um dia para o outro. Só não esqueça de cobrir com um tecido fininho e deixar fora do alcance de formigas e insetos! :)
  • Outra idéia é colocá-los dentro de saquinhos de plástico transparentes, fechar com uma fitinha e dar de presente.
  • Ou ainda, dentro de potes de vidro maiores: 7 fileiras de torrões de açúcar de sete cores diferentes, formando um arco-íris.
  • Você também pode adicionar gotinhas de extrato de baunilha, hortelã, laranja ou limão, pra dar um gostinho a mais nos cafés, capuccinos, chás e chocolates.

E se você fizer, tira foto e manda por e-mail ou deixa o link nos comentários! ^^

20 comentários:

  1. =O Que legal!
    Parece saboroso! =9~~~~
    Usarei no nescau xD
    Haoiahoaihaoihioahaoi
    Beijos! Continue fazendo um bom trabalho =D

    ResponderExcluir
  2. Que fofuriiiiceeee! *_________*
    As fotos também ficaram lindas ^^

    ain, saudade da França, lá eu tomava café com torrõezinhos. Aqui em casa a gente faz a garrafa de café inteira, e já com açucar. :t

    ResponderExcluir
  3. Nhóóón! Que amor esses torrõezinhos! (Sim, as fotos realmente ficaram tão fofas quanto eles) Tive vontade de fazê-los e presentear minha amiga.

    Pois é, eu sou de Brasília também. ^^
    E quanto a Naru, eu já tinha visto o blog dela! (olha, como essa internet é pequena!) Mas é que eu e ela temos muuitos amigos em comum. E a maioria nem são da Pedagogia! Acho que já a vi pessoalmente, mas não somos conhecidas.
    haha Só 2 cm a menos, você. ;) Coisa imperceptível.

    ResponderExcluir
  4. Ôôô, que coisicas mais fofuchas...
    Adorei as fotos e também a forma dos torrões.
    Beijocas, Momoin.

    ResponderExcluir
  5. *-* Se achar o printable do marcador de corujinha me avise, quero também, rs!

    Sim, sim, eu conheço... Sempre passo no blog dela. Uma vez resolvi comentar num post - o de sonhos - li seu comentário e entrei aqui, foi aí que conheci o seu. ^-^
    Ela é super fofa mesmo. Não são todos os blogs que eu gosto como um todo, o dela e o seu estão dentre os raros que muito me agradam!
    Até roubo bastante ideias. ._. (já percebeste!)

    ResponderExcluir
  6. Ahnn que coisinha mais meiga! Vou tentar depois *_*

    ResponderExcluir
  7. AmiLLga,
    as coisinhas lindas que você cria só comprovam o quanto você é coisinha linda por dentro!

    Beijos
    Klara

    ResponderExcluir
  8. Ahhh que coisa mais linda!
    Quero muito fazer, pena que não tenho uma forminha fofa de coração como a sua...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Tô adorando passear pelo teu blog!
    Parabéns pelo bom gosto!
    bjs
    Elô

    ResponderExcluir
  10. Que fofo! Você tem tanta ideia legal no seu blog! Já estou seguindo! :)

    ResponderExcluir
  11. ADOREI ... PARABÉNS !!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei! Esse também vou fazer, mas apesar de ter o ingrediente principal quero comprar uma forminha bonitinha assim também (:

    ResponderExcluir
  13. que foooooooooooooofooooooooo!!!! adoro coisas de coração! e adorei teu blog com tantas coisas lindinhas, lindinhas. parabens dona moça!!!!! nice.fuzato@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. eu amei a idéia, de todas as receitas q vi,(todas tem + - os mesmos ingredientes) a sua foi a q mais gostei, pela linguagem carinhosa, me senti numa aula de culinária ao vivo, arrasou! vou procurar sempre esse site, obrigado por vc existir!

    ResponderExcluir
  15. Mabeeel.. que comentário lindo! :)
    Fiquei tão tão feliz com ele... de verdade!
    Tentou fazer os torrões em casa? É bem fácil, né? ^^


    ;*

    ResponderExcluir
  16. ai que legal! vou comemorar o meu aniversário com um chá da tarde.
    acho que vou fazer isso ^^

    ResponderExcluir
  17. AMEI DE PAIXÃO AMADA! Ficou muito lindo, fofo e cute :)
    Ei, vi essa tua dica ai em uma comunidade do face e conheci teu blog. Eu postei essa tua receita no meu blog, mas com todos os devidos créditos tá? É que achei super lindo e eu sou meio desajeitada com coisinhas delicadinhas.
    Beijãooooo sua nova fã nro 1 :D

    ResponderExcluir
  18. Ameeeeeiiii!!! Já vou começar a fazer.
    Bjs...Mais uma fã, rsrs.

    ResponderExcluir
  19. Oi Bianca vim te conhecer sigo a Carol de umblogsimples.com el a estava indicando você e vim conhecer e adorei o seu blog.
    Genial esses corações realmente dar de presente é um carinho. beijos e Prazer

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...