Não me lembro qual foi a primeira vez que vi uma vela assim, mas me lembro que foi dessas coisas assim que parece que provocam min explosões na nossa cabeça! Como assim vela de massagem?
Pra quem não conhece, eu explico: é uma vela que a gente acende como outra qualquer, mas que a cera derretida pode ser usada como óleo de massagem. Pois é! Lindo assim desse tanto!
Fui logo correndo ver se tinha algum tutorial por aí pelas internês. Só encontrei em inglês e um dos ingredientes era cera de soja. Descobri que o mistério todo é esse: A cera de soja derrete a uma temperatura mais baixa que a parafina. Assim, quando usamos a cera derretida, ela está apenas morna. Por isso, não queima a pele e podemos usar para massagear inclusive bebês, pois todos os ingredientes da fórmula são naturais! :)
A saga da procura pela cera de soja não teve fim. Na época eu tinha medo de comprar online e acabei deixando de lado a ideia de fazer eu mesma a bendita vela. Acontece que na semana passada fui fazer uma visita a uma loja daqui de Brasília que frequento. Queria comprar materiais para um lip balm e não é que me deparo com uma tal de cera ecológica? Essa cera, segundo a dona da loja é feita à base de vegetais apenas, então pode ser usada inclusive para cosméticos veganos. Comentei que queria fazer uma vela de massagem e a atendente mega gentil ainda me passou uma receita maravilhosa! E é essa que vou passar para vocês agora.
Ingredientes:
- 45g de cera vegetal (a dona da loja disse que pode usar cera de abelha também que dá muito certo. Fica a opção para quem não encontrar a vegetal);
- 20g de manteiga de Karité;
- 100mL de óleo de semente de uva;
- 50mL de óleo de amêndoas doces;
- 30mL de essência para cosméticos. Eu escolhi essência de algodão e ficou uma delícia! (certifique-se de que pode ser usado sob a pele);
- Pavio para vela;
- Potes de cerâmica, vidro, alumínio. Escolhi dois ramekins pequenos e uma mini molheira, que achei que seria perfeita para derramar a cera na hora da massagem.
Os procedimentos são super simples, olha só: derreta em banho maria a cera e a manteiga, depois acrescente os óleos e a essência até ficar tudo em estado líquido. Depois encha os potinhos com a mistura e coloque o pavio centralizado. Como os potes que escolhi são curtinhos, não precisei apoiar o pavio, mas se o seu estiver caindo, pode usar dois palitos de picolé, como eu fiz nesse outro tutorial.
Depois é só esperar secar e tcharans! Estão prontas! Foram quatro velas ao todo. Já quero sair fazendo um trilhão pra presentear todo mundo que conheço! Calculei um valor aproximado de custo e cada uma saiu por um pouco menos de R$8,00. Claro que se o potinho usado for mais barato, esse preço diminui consideravelmente.
Para usar, não tem mistério: só acender, esperar a cera derreter um pouco e usá-la para massagear. Como a temperatura não é alta, pode ser derramada direto sobre a pele. Caso alguém fique com receio de a chama da vela queimar, é só apagar antes de usar a cera. Bem simples assim.
O mais legal é que por conter manteiga e óleos vegetais, ela é mega hidratante! O óleo de semente de uva, que está em maior quantidade, é rapidamente absorvido pela pele, de forma que depois da massagem não fica aquela sensação tão pegajosa quanto alguns outros óleos. Fica só de leve, assim como outros óleos/cremes de massagem que já usei e gostei.
Se ficou alguma dúvida, é só deixar nos comentários! E quem fizer a vela usando esse tutorial, me mostra foto? E depois conta o que achou? :)
Eu fiquei me perguntando que parafina era essa que virava óleo corporal! Achei incrível quando vi mas acabei não comprando porque achei o preço meio salgado. Mas fazer parece que fica bem mais em conta!
ResponderExcluirAdorei!
Bjs!
Fica muitoooo em conta! Se você fizer em grande quantidade, fica mais barato ainda! :)
ExcluirE o bom é que não tem um monte daqueles trecos químicos que a gente não sabe nem falar o nome! :P
;*
Bianca, onde encontro a cera de vegetal e mateiga de karitê?
ExcluirSe você for de Brasília, comprei na Paraffine. Fica na 204 norte! Se não for, existem algumas lojas virtuais que vendem. Como nunca comprei virtualmente, não posso te indicar nenhuma, mas coloca lá no google que acho que você encontra sem muita dificuldade! :)
ExcluirBeijinho
Nossa amei...pode me mandar eu vou amar eheheheee
ResponderExcluirMas muito legal mesmo, adorei
Tem que fazer também Fernandaaaa! :D
Excluir;*
Que incrível!!! Eu sempre tive vontade de fazer velas, já guardo latinhas de atum há muito tempo com essa finalidade mas ela vela pra massagem é mais legal ainda... esses seus potinhos são lindos também.
ResponderExcluirBeijo super!
Haaa... devem ficar uma gracinha em latas! Já quero fazer umas aqui... :P
Excluir;*
MORTA! Não sabia que existia vela para massagem. Anotei a dica ;p
ResponderExcluirValeu a pena esperar
Genial né? Quem criou isso merece um beijo! Ou uma massagem! :D
Excluir;*
Que genial, Bianca! Fiquei querendo! MUITO! HAHAHAHAH
ResponderExcluirStrawberry Fields
Faaaaaaz Isabellaaaaa! Você vai adoraaaar!
Excluir;*
Uai que bacana! não sabia dessa novidade. Eu estou louca pra fazer um aromatizador de ambientes, vou aproveitar e dar uma olhadinha na loja onde pretendo comprar os produtos se eles tem esses materiais para a vela!! Adorei!!!
ResponderExcluirNubiaaa.. já fiz uma receita de aromatizador aqui no blog também! O que fiz foi aquele de spray, antes do palitinho ser famoso! :P
ExcluirHihihi
;**
Nossa, que dica incrível. Adorei a ideia. Confesso que quase nunca faço essas coisas, gosto mais de comprar pronto, mas o legal dessa é que da pra você usar o potinho que quiser :)
ResponderExcluirhttp://www.cerejasnotopo.com
Siiiiim! Escolher um pote bonitinho pra presentear é super legal mesmo! :D
Excluir;**
Incrível, Beebs! Acho que perdi minha cera de abelha na mudança, de quando inventei de fazer perfume sólido. Quando arrumar um bofe, digo, terminar de usar o quilo de parafina que tenho aqui em casa, quero fazer essa! :D Vou aproveitar que o Natal tá chegando e vou dar velas perfumadas por aí! Inclusive, vc tem predileção de pote pra combinar com a deco do quarto? Responde por zap hehe
ResponderExcluirResponderei! :D
ExcluirUaaau, adorei isso!
ResponderExcluirDá pra fazer massagem em bebêê também Rayaniiii! :D
ExcluirE em criancinhas maravilhosas que nem a Eleonora! ^^
;*
Bia, vou mostrar a receitinha ao meu noivo! Ele adora DIY e vai achar um máximo essa receita.
ResponderExcluirAh, imagine essa massagem com velas e uma música bem calminha :}
Beijinho
Aiiin que delíciaa, menina!
ResponderExcluirVou tentar fazer aqui também!
Guriaaa, você é muito caprichosa e seu blog está lindo...já estou te seguindo.
Dá um pulinho lá no meu cantinho, está rolando um sorteio baphoo e sem muitas regras!
Beijooo!
Instagram: tamiya343 e Twitter: @cat_343
CLIQUE AQUI E VISITE O MAKE DA MOTOCICLISTA
Genial, vou fazer hahah,
ResponderExcluirBianca tu é um gênio!
Ameii, vou ai em Brasília te dar um abraço \o/ \o/ \o/
Beijos
Eu já tive uma dessas, mas não me lembro de que marca!!! Mas fazer em casa é muito mais amor, né? Adorei, adorei! <3
ResponderExcluirQue banaca! nunca imaginei que desse para fazer em casa uma vela dessas.
ResponderExcluirSe eu conseguir encontrar os ingredientes, pode ter certeza que irei fazer.
http://www.blogdeaventuras.com/
Ótima receita!!!
ResponderExcluirTrabalho com massoterapia e vou fazer testes com essa vela!
Dica: Ao invés da essência para cosméticos, utilizem Óleos Essenciais da aromaterapia, dessa forma além da vela ter suas propriedades hidratantes também terá as propriedades terapêuticas do OE escolhido. ;)
Sucesso Bee! =*
Obrigadaa! :)
ExcluirEu sempre fico na dúvida sobre qual óleo essencial escolher! Não sei se dou prioridade pro aroma ou para as propriedades! Hahaha
Pra quem quiser saber onde tem os produtinhos em SP: http://mulherescismadas.com/2015/02/14/diy-vela-de-massagem/ Valeu, Bianca! Deu super certo a sua receita!
ResponderExcluirQual a loja aqui em Brasília que você comprou a cera?
ResponderExcluirBoa tarde, por favor, quantas velas vc conseguiu fazer com essa receita?
ResponderExcluirConsegui fazer quatro velas (essas mesmas das fotos)! A capacidade desses potinhos que usei é de 80mL aproximadamente! :)
ExcluirAdorei a dica!! Sou massoterapeuta e trabalho com dia da noiva. Sempre quis fazer minhas próprias velas de massagem. Será que encontro com facilidade esses ingredientes aqui no Rio de janeiro? Talvez numa loja do Mundo verde, quem sabe? Obrigada, bjss
ResponderExcluirImagino que você consiga encontrar esses materiais no Rio também, Ivany! Na Mundo Verde de Brasília eu sei que não tem. Mas, talvez você ache em lojas que vendem materiais para sabonetes, velas e cosméticos, essências. E existem algumas lojas que vendem virtualmente, mas como nunca comprei, não consigo te indicar nenhuma. Coloca lá no google e se certifica da confiabilidade da loja! Você vai conseguir economizar muito fazendo as próprias velas! :)
ExcluirBeijoo
Esse óleo de semente de uva, vc pediu para pele né. pq em todas as lojas eles dizem que só tem para cabelo.
ResponderExcluirIsso! Para pele! :)
ExcluirEm loja de cosméticos costuma ter só para o cabelo. Mas, as lojas de materiais para fabricação de velas, sabonetes e cosméticos têm muitas opções de óleos que podem ser usados no corpo! ^^
;**
Jaqueline, você encontra o oléo no site da Ikesaki, a loja que conheço fica em SP mas você pode comprar pela internet. ;D e é próprio para massagem.
ExcluirOlá, fui pesquisar a manteiga karité, e vi que é usado em cabelo.. é isso mesmo ?
ResponderExcluirOlá! Testei com a cera de abelha e queimou minha pele. Preferi a cera de soja.
ResponderExcluirNão estou encontrando esses pavios com a rodelinha de metal embaixo, vc pode me ajudar? :/
ResponderExcluirAqui em Brasília, encontrei em uma loja chamada Parafinne! Mas, imagino que você encontre também em lojas online! Não conheço nenhuma pra te indicar, mas sei que existem várias! :)
Excluiramiga, não tem necessidade de ter estas rodelinhas de metal na ponta.
Excluiradorei a dica, vou amanha mesmo na parafine comprar estes materiais para fazer a vela.
Excluirestava mesmo pensando em comprar este tipo de vela.
agora ficou mais facil e espero sinceramente que fique mais barato!
Siiim! Fica bem mais barato!! :)
ExcluirUma amiga minha disse que a qualidade da cera vegetal deles mudou... e que a de agora fica com uns pedacinhos de cera branca, sem ser absorvida pelo corpo. Achei estranho.. talvez o fabricante tenha incluído algum ingrediente não natural.. :/
Mas, você pode testar. A cera que eu comprei há um tempo, ainda tenho aqui.. então não sei te dizer sobre esse novo lote! :P
Oi Bianca,
ResponderExcluirCuidado pois você pode ter sido enganada como eu. Moro no Rio e estou atrás de cera de soja, achei e comprei. Porém, quando você vai ver ela não é 100% de soja, ela é uma mistura da parafina com a cera de soja, ou seja, vem derivados do petróleo. Acho que aqui no Brasil ainda não produzem 100% de soja. Percebi que a sua é igual a minha, ela vem em bolinhas, e normalmente as ceras de soja vem em pedaços "raspados".
Pois éééé... eu já vi em formatos diferentes. Inclusive a cera de abelha vem em formatos diferentes também!
ExcluirEssa minha deu super certo, mas uma amiga foi na loja uns meses depois e a cera que ela comprou, quando derretida, ficava com uns pedacinhos esbranquiçados.. daí eu imagino que esse lote que ela pegou veio meio bichado :/
O que eu comprei ficou certinho aqui, não tem cria nenhum resíduo quando a gente passa na pele. E não causou alergia também. Mas, como faço pra descobrir se a cera é boa? Você saberia me dizer? :)
Oi Bianca,
ResponderExcluirNão sei dizer infelizmente... Estou nessa procura há semanas. A única cera que achei foi a Solven (provavelmente a que você usou) que mistura a cera de soja com a parafina, acho que ela é a única que vende a de soja "ecologicamente" correta aqui no Brasil, que no fim não é. Se descobrir também me avisa por favor hahaha. Bjs
Se descobrir, aviso sim! :)
Excluir