O objetivo desses posts é começar do básico. Acredito que todos que têm máquinas que permitem configurações no modo Manual, devem usar. Ter controle na hora de fotografar é o máximo! Mas, não é tudo.. acredito ainda que o principal nessa arte seja desenvolver sensibilidade, desenvolver o olhar mesmo. Parece meio brega falar assim... mas é a melhor forma, acreditem! Conhecer os aspectos técnicos vão te ajudar, e muito! E vão aumentar suas possibilidades de criação! Mas, acho que o olhar vem antes do conhecimento técnico.
Uma composição bem feita vai fazer com que suas fotos expressem sentimentos, não apenas registrem o momento estático. Por isso, falarei de aspectos bastante básicos, ou seja: tudo aquilo a que devemos nos atentar na hora de fotografar. Depois, passamos para as regras de composição. Não gosto desse termo: regras. Mas, sei que é necessário conhecê-las, pois auxiliam muito. E depois de treiná-las, podemos quebrar todas elas e revolucionar tudo! Hahaha :)
Antes de começar, tenho que dizer que não existe certo ou errado. Existe o que é bonito e o que não é. E como todos sabem, isso é bem relativo. Claro que há algum consenso sobre o assunto. E vocês vão entendendo melhor à medida em que vão estudando e fotografando mais. E além da estética, existe também os seus objetivos com cada imagem. A depender deles, você pode fazer uma fotografia, não cumprir com várias regrinhas, e mesmo assim, ser genial e super incrível!
Por isso, estude! Mas, não faça da sua experiência uma coisa mecânica, combinado? Tenha objetivos, observe e planeje. Antes e durante a captura da imagem! Ao mesmo tempo, se permita trocar de objetivo, planejar de outra forma, usar sua criatividade! :D
Dito isso, vamos começar com a primeira dica de hoje:
Essa é uma dica preciosa, apesar de parecer simples ou óbvia para muita gente. A iluminação é extremamente importante para a fotografia. Afinal, fotografar não é captar e brincar com a luz emitida pelos objetos? Então, esse ponto precisa ser sempre levado em consideração. Não significa que tudo deve estar iluminado, e sim que você deve prestar atenção na luz, sempre!
Depois de perceber isso, pense: Essa iluminação está bonita? Há algo que possa fazer para vê-la diferente? Abrir a cortina? Fechar a cortina? Deixá-la entreaberta? Ou talvez a quantidade de luz esteja ok.. e se você mudar o ângulo de onde está olhando, ver de cima, de baixo, de lado? Mudou a percepção da iluminação também?
E a luz durante o dia? E a posição do sol? A posição da fonte de luz artificial? Que efeitos diferentes têm na sua foto?
Na foto acima, minha prima está tocando violão e rindo para o além. A luz está brilhando na ponta (mão) do violão. Isso aconteceu por causa do ângulo de inclinação. Está desfocado e não é o principal da foto, mas é importante também. Além disso, a parte da frente dos braços está iluminada. A parte de trás não. O rosto está iluminado principalmente na bochecha, e os lugares onde tem sombra, fazem com que possamos ver as formas do rosto, mesmo que de perfil.
A janela está super iluminada, o que chamamos de super exposta, e dentro do quarto, atrás dela, tem uma cortina bem escura.. Se eu me colocasse em outra posição, teríamos uma iluminação diferente..
Percebem o tipo de análise? Claro que na hora da foto não conseguimos prestar atenção em absolutamente tudo na hora de fotografar. Mas, quanto mais detalhes percebermos, mais controle teremos. Assim, podemos mudar o ângulo ou controlar a entrada de luz, para obter uma foto que nos agrada mais!
Na segunda foto do post, reparem que a luz brilho no esmalte verde! Gosto muito desse esmalte, e por isso, tive que me movimentar, mudar o meu ângulo, para que a luz incidisse dessa forma, deixando brilhante.
Outra dica é: Sempre que olhar para uma foto, tente imaginar de onde vem a luz. De cima, de baixo, diagonal esquerda, direita.. formule suas hipóteses!
Uma última foto! Prometo! Essa acima foi feita de noite, no quarto totalmente escuro. Meu braço direito está mais iluminado que o esquerdo, pois desse lado estava a fonte de luz, que nada mais era do que um tablet com a tela ligada! Quis colocar essa foto para mostrar que estando atentos aos efeitos que a luz tem sobre as pessoas e objetos, não necessariamente precisaremos de um flash remoto para conseguir fotos assim.. :)
Agora, vou deixar vocês com outros artigos que falam sobre iluminação, de formas diferentes. Selecionei com carinho, tá? Cada um deles trás informações bem significativas que podem ajudar bastante!
1. Iluminação natural, boa e de graça - Fotografe uma ideia!
2. O segredo da Contra Luz como luz de contorno - Dicas de Fotografia
3. Vídeo: Usando a luz da janela para fazer belos retratos - Dicas de Fotografia
E o mais importante de tudo: Observe!! Sempre! Mesmo que não esteja fotografando! :D
Façam suas fotos e coloquem lá no Grupo de Exercícios de Fotografia do blog!! Quem ainda não estiver no grupo, é só solicitar participação que eu incluo vocês, ok?
Pensei em escolher as melhores fotos dos exercícios de iluminação para colocar aqui no blog, o que acham? :)
Já estou pensando nas minhas fotos, e vocês? Já planejaram? o/
Adorei!
ResponderExcluirFaz tempo que tive aulas de fotografia e com o tempo deixei muita coisa interessante passar. Seu post foi como recordar e levar uma bronca por não exercitar algumas técnicas ;]
Beeeijo
Ô Bi... Como anda o projeto dos versos Molecos? Não ouvi mais nada sobre ele e estou participando ):
ResponderExcluirBeijocas!
Roberta Vicente
pilhadecultura.blogspot.com.br
Uma verdadeira 'aulinha' de fotografia *-*
ResponderExcluirAchei bem interessante as dicas, e realmente ajudam muito, como costumo dizer... Iluminação é vida! Seja na fotografia ou até mesmo na decoração.
Beijos
Aii Bianca já vou usar as fotos que fiz hoje usando suas dicas sem nem ler teu post hahahaha Vou ler os outros artigos e quando chegar em casa vou arriscar essa da iluminação inusitada, vou peddir a ajuda do meu irmão. Vou postar lá no meu blog o meu resultado dos exercicios e dizer como foi, e já solicitei estar no grupo, viu?? Beeeijos e adorei tua ideia, vc explica super super fácil essas coisas.. tem mão pra fazer tutorial ♥
ResponderExcluirPS. no numero dois saiu 'um foto" mas dá pra entender, só aviso caso vc seja perfeccionista com essas coisas, vai saber hehehehe
AH que coisa linda Bibi. Adorei, super útil. Ultimamente estou sem criatividade para tirar fotos - até mesmo dei uma abandonada no projeto do flickr - mas seu post me serviu de incentivo, devo continuar. Acho que vou fazer uma conta no facebook só para participar do grupo do Two Bee hehe *-*
ResponderExcluir:*
Ih que legal o post!
ResponderExcluirBateu certinho com tudo que eu aprendi nas aulas de fotografia da faculdade hehe
Parabéns!
Beijos.
http://pandainvertido.com/
Bibi, talvez seja uma super pergunta imbecil, mas qnd eu tiro foto, super não rola essa coisa de foco em algo e não foco em algo... tipo a sua foto, com as mãos desfocadas... como fazer?
ResponderExcluirBjs,
Tathi
Amei as dicas, Bibi, principalmente, porque tenho praticado isso... vou aplicar essas dicas nas minhas próximas fotos. beijos
ResponderExcluirOi Bi,
ResponderExcluirEu sempre quis tirar boas fotos. Vou seguir suas dicas.
Quem sabe me dou bem, né?
Beijocas,
Moin.
Bibi, Adorei! Já fiz curso de fotografia e concordo que o olhar para a fotografia com a tecnica fazem uma boa foto.
ResponderExcluirhttp://dream-after-dream.blogspot.com.br/
(http://www.youtube.com/user/insanavida)
mattemashita!!!!(estava esperando em japonês)
ResponderExcluirestou indo fotografar!!!!!
Como prometido vim comentar. Belo post.
ResponderExcluirbj
Ah... que máximo! Tô amando essas dicas! Com certeza vou tentar! Tem um prazo pra fazer as fotos? Ando meio na correria, então não sei se vai dar tempo! :/
ResponderExcluirTem uma parte do post que você fala de um esmalte verde, mas não encontrei nenhuma foto com esse tal esmalte, hehehe!
:*
Nossa, eu lembro quando eu comecei a usar a máquina e como isso fazia diferença. Tipo, eu ia tirar uma foto linda e quando olhava na câmera ela estava toda escura porque o sol refletia. :(
ResponderExcluirA realidade é que a gente aprende na prática, assim como tudo, nossos ângulos, o que funciona melhor contigo, teus dons e dificuldades numa máquina, e isso vai variando muito do equipamento que você tem.
Mas a primeira dica foi muito válida. Nem todo mundo teve essas dicas de início, e eu fui uma delas, e cada uma é bem preciosa.
E tua forma de explicar é muito simples e fácil de entender, assim como os exercícios são bem pensados!
Pale September
Amei o post, Bianca! Vou aguardar os próximos!
ResponderExcluirPena que tô sem câmera pra praticar os exercícios :(
P.S.: Seu blog é um amor! :)
http://entresujeitoseverbos.blogspot.com.br/
A luz realmente é muito importante e faz uma grande diferença. Não sei se já viu, existe um vídeo lançado recentemente que mostra como a luz é capaz de mudar as formas do rosto. O nome do vídeo é "Opale - Sparkles and Wine Teaser".
ResponderExcluirBeijo