Talvez tenha passado batido pela maioria, por não fazer tanto sentido. Não consegui expressar bem em uma frase o que pretendia fazer. É assim: a cada mês, escolho algo que acho que preciso desenvolver melhor. Tipo paciência, humildade, melhorar concentração ou ansiedade, procrastinar menos, ser mais organizada, praticar o desapego, enfim.. farei uma reflexão no início de cada mês pra escolher algo que ache que combine com a fase que estou vivendo.
Em janeiro, escolhi o desapego. Nunca me considerei uma acumuladora de coisas inúteis. Mas, de uns tempos pra cá, fiquei olhando torto pra tudo o que tinha em excesso e por isso acabava não usando. Resolvi tirar o mês de janeiro pra separar todas essas coisas que estão sem uso e fazer doações.
Peguei uma manhã inteira e uma tarde e separei roupas (mesmo aquelas que adoro, mas que não uso há quase 1 ano. Pensei: "não dá.. não vou usar mesmo.." e separei, com dorzinha no coração, mas separei), bolsas, itens de maquiagem, acessórios de cabelo, bijouterias (!) e esmaltes.
De quebra, desentulhei meu armário, descobri que tenho pouquíssimas roupas que ainda uso, poucas que ainda cabem (eba!). Mas, o que mais me espantou, foram os esmaltes. Eu mesma faço as minhas unhas, então sempre que quero usar alguma cor, tenho que comprar. Além disso, como gosto demais, acabo ganhando de presente. E fico com uma coleção não intencional cheia de cores muitíssimo parecidas.
Ao todo, tinha 133 vidrinhos. Nunca na vida conseguiria usar tudo. Por isso, sem dó nem piedade, separei metade deles para doação.
Foi bem legal esse processo de escolha dos que vão e dos que ficam. E foi engraçado perceber alguns absurdos, como esses nas fotos abaixo.
Sei que muitos compartilham dessa paixão pelos verdes e azuis comigo, e fiquei espantada ao perceber que tinha mais de 20 vidrinhos só nessas cores. E a maioria deles, verde água. Quase iguais! Hahaha
Depois de rir de mim mesma, fazer todas as escolhas, terminei com 67 vidrinhos. Ainda acho muito, mas sei que gosto de todos e tentarei usá-los. Como já liguei o alerta, sei que se algum ficar muito tempo pegando poeira na minha caixinha, logo encontrará outro lar que o leve pra passear de vez em quando.
Enfim... foi assim que cheguei ao final de janeiro com a consciência mais tranquila, me sentindo menos materialista. E fiz a promessa para mim mesma que essa revisão geral das coisas vai acontecer a cada 6 meses. Acho importante.
Não é difícil. Não toma tanto tempo assim se você for objetiva. Recomendo a experiência pra todo mundo. Se não vai usar. Mesmo que goste. Se não usar não serve. Doe para alguém que use! :)
Quem vem comigo nessa?
Nossa, que lindo esse teu blog! Você é realmente muito criativa quanto aos conteúdos postados aqui! Amei a idéia do desapego e também preciso fazer isso lá em casa... Parabéns pelo blog, continue se dedicando à ele que você vai longe ^^
ResponderExcluirhttp://bonitaeponto.blogspot.com.br/
Concordo plenamente cntg. Lá em casa nós já temos esse habito de quase periodicamente estarmos dando uma "garimpada" no guarda-roupas e doando o que já não nos serve ou não usamos mais. Geralmente eu passo tudo para a minha prima :] ou qd sei que ela não vai gostar separo para abrigos, casas de repouso, qualquer instituição beneficente!
ResponderExcluirMas meus esmaaaaaltes ... ahhh esses é mais dificil o desapego!
hahahaha
Blog Raphaela Lopes
Adorei! Vou aproveitar que hoje é o último dia de janeiro e praticar o meu desapego! Um dos itens da minha lista é doar sapatos e roupas que não uso e ficam empoeiradas no guarda roupa, só tomando espaço. Eu estava com preguiça mas, após ver esse post, fiquei bastante animada para fazer a limpa! hahahaha
ResponderExcluirBeijão, http://dinha-vieira.blogspot.com.br/
Desapego é divino!!!!
ResponderExcluirparabéns! hehe
Ai Bia que pena, acho que não conseguiria me desapegar tanto assim assim rsrsrs
ResponderExcluirSempre que posso faço doações, mas quando o assunto são meus objetos de vaidade iiiiii que a coisa muda, não consigo me desapegar de nada, afff sei que tenho que muda isso :(
Mas menina você está de parabéns, queria conseguir me desfazer de tanta coisa...
Mas tem uma coisa que não vi nas fotos: LIVROS!
Cadê os livros dona Bia? kkkkkk Tô brincando kkkkkk
Não eu não consigo me separar dos meu livros por nadinha de nada!
Bia você realmente está de parabéns, o desapego faz bem a todos, tanto para quem se desapega a que recebe objetos, sempre tem alguém que necessita mais do que nós.
Parabéns flor!!!
Kássia Barbosa
Sabe que eu fiz exatamente a mesma coisa há pouco tempo? Literalmente, joguei tudo o que tinha no meu armário no chão. Todas as roupas que não usava ou não serviam mais em mim, doei. Alguns livros separei e troquei por novos (na verdade, novos livros velhos) no sebo.
ResponderExcluirwww.analogicbea.blogspot.com
Nada melhor do que se sentir leve depois de se desfazer de coisas desnecessárias.
ResponderExcluirTento fazer declutter das minhas coisas mensalmente, porque acumulo tralha facilmente. É impressionante! O que mais preciso destralhar são as coisas da faculdade. Você bem sabe que o curso exige muita leitura...
E, Bia... quantos esmaltes! Um mais lindo que o outro, claro. Não consigo ter tantos, porque sou muito chata quando o assunto é cor de esmalte. Costumo comprar as mesmas 10 cores sempre e, de vez em nunca, testo algum esmalte diferente dos que tenho.
Os seus verdinhos são lindos!!! *-*
Pra te inspirar nessa saga de desentulhamentos (rs), te indico um blog que gosto: o 'Vida Minimalista'. http://vidaminimalista.com/categoria/desentulhando/
Beijinhos pra você, Bianca. ;*
Exatamente o que eu fiz em dezembro e esse mês!
ResponderExcluirDezembro foi meu mês de me livrar dos papeis, contas venhas etc
Janeiro fiz a limpa no meu pequeno guarda roupas. E logo depoois foram os esmaltes... Eu tinha 120! Fiquei com 98. Pensei assim, vou ficar um tempo sem comprar, tenho 99 hoje. haha
As cores que eu mais uso são os tons de azul. As que eu mais tenho são do vinho pro roxo. Vai entender. Também tenho muito rosa. Mas mamãe também usa bem meus esmaltes.
É muito bom desapegar. Não sei onde li que se a gente não se desfazer das coisas que não usamos mais como é que vai ter espaço para as novas?! Penso nisso no geral quando se trata de desapego. Enfim, ouvi Paralamas, "Eu hoje joguei tanta coisa fora..." enquanto fiz a limpeza.
:**
Fiz isso no meu armário tbm! vc podia fazer uma rede de trocas, ou se quiser manda aqui pra mim! rsrsr
ResponderExcluirwww.diasinspiradores.blogspot.com
Oi, adorei a sua atitude do desapego. Também faço isso. É muito bom!
ResponderExcluirBeijocas
http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/
Muito legal sua iniciativa Bia, estou precisando fazer algo parecido também. Com o tempo a gente junta tanta tralha, que é preciso tirar um tempinho de vez enquando para dar uma boa organizada :)
ResponderExcluirDesapegar é muito bom, renova as energias, abre caminhos!
ResponderExcluirMas confesso que pra mim não é nada fácil! Pelo menos uma vez por ano eu tenho esse momento desapego, descobri umas bolsas aqui que não vou usar nunca na vida, já separei tudo e já vou encaminhar para um casa de senhoras que adoram doações, pq assim elas podem se enfeitar um pouquinho (palavra de uma delas!!).
Mas com roupas eu sou mais difícil, taí uma coisa que eu precisaria desenvolver....
Ahhh parabéns pelos 2 anos de blog! :)
Beijos!!
Bibi, também faço isso de tempos em tempos... nada melhor do que praticar o desapego e de quebra ajudar a quem precisa com as doações. Parabéns pela atitude! beijos
ResponderExcluirFarei isso muito em breve, quando fizer a mudança de quarto. Terei muito tempo pra organizar tudo bem aos poucos e acho que assim conseguirei desapegar (e desentulhar) muuuuita coisa!
ResponderExcluirEspero que superes sempre todos os desafios Bee...
Beijinhos
eu queroooooo Bibi! kkkkkkkkk
ResponderExcluirquanta coisa, amei as makes.
ResponderExcluirbjs
giihflore.blogspot.com
Fiz isso no mínimo umas três vezes nesses últimos meses. O que mais me motivou foi o fato de eu estar indo morar em Belo Horizonte. Então quando estava em dúvida se algo ficava ou não eu pensava 'Vai pra BH comigo?" Se não ia, era pq não me fazia falta e ia pro lixo (coloquei muitos papeis fora) ou pra doação. Devo ter tirado uns 6 sacos de 100 litros de coisas entre roupas, papéis e 'coisinhas'. Depois de separar as coisas q realmente são necessárias (que eu ainda acho que é muito), tive um sentimento de liberdade enorme e resolvi que não vou deixar pra fazer isso de tempos em tempos, mas que terei sempre uma 'sacola' para colocar o que não uso mais. Sempre que estiver cheia vai pra doação. Afinal, pra deixar que o novo chegue, precisamos nos esvaziar das coisas velhas. ;) Bjão
ResponderExcluirOiii
ResponderExcluirNossa, vc tem realmente muitos vidrinhos de esmalte.
Eu tenho uns 20 e poucos, mas uso tudo (ou quase).. o que tnho muito é sombra, pq ganhei uma paleta de 88 cores num sorteio, aí criei um projeto que só comprarei uma cor de sombra se conseguir acabar com 3 que já tenho...hehe
megaa bjoo
;**
Quantos vidrinhos!
ResponderExcluirÉ sempre bom desapegar daquelas coisas que não usamos mais. Tô precisando fazer isso com urgência aqui em casa.
Desapegar do velho dá espaço pro novo e renova as energias. Acho sempre bom fazer essas sessões de desapego ^^
Beijinhooos
Adoreii!! Bem que vc poderia fazer essa doação para mim!! hihihi
ResponderExcluirPS: Falando sérioo, se quiser doar para mim me manda um e´mail- juliajukikiba@hotmail.com
Adoreii!! Bem que você poderia fazer essa doação para mim!!hihihi
ResponderExcluirPs:Falando sério, se quiser fazer essa doação para mim é só me mandar um e´mail para -juliajukiba@hotmail.com
Adoreii!! Bem que você poderia fazer essa doação pra mim!hihhi
ResponderExcluirPs- Falando sério se quizer doar para mim me manda um email para- juliajukiba@hotmail.com
Faço isso todo começo de ano, eu doei pra um bazar. E outras coisas eu dei pra outras pessoas.
ResponderExcluirbjoks
Quantos esmaltes! O que me deixou mais admirada é que parecem todos novinhos. Sei como é isso, também faço minhas unhas e às vezes dá vontade de comprar várias, várias cores (para fazer desenhos). Mas faço isso bem raramente, quando dá empolgação. Tinha vários de glitter, hahaha, e uns com estrelinhas de quando ainda era criança. Esse desapego em que você se empenhou agora eu já pratico há dois anos, e acabei por fim me tornando mais minimalista. Até nos esmaltes. Hoje tenho duas cores, as duas nude. Acho bem melhor assim, poder olhar no armário e não ter que separar as roupas também em as que uso e as que não uso. Ou os sapatos. Ou as bolsas (as que não usava enfiava uma nas outras e guardava no fundo). E bijouterias (bijouterias totalmente, ainda guardo algumas porque tive mesmo dó, por serem lindas, daí deixo para alguma ocasião especial que eu queira usar, mas diariamente são sempre as mesmas peças que uso).
ResponderExcluirBoa sorte! Acredito que se sentirá muito melhor! Beijo
Sério que vc doou essas bolsas da primeira foto? OMG! São lindas, desejei *-*
ResponderExcluirTambém amei os esmaltes, os meus preferidos são esses azulzinhos e verdinhos.
Amei a ideia, aqui em casa a gente sempre separa roupas etc, pra doação tb ;)
AMMOOOOOOOOO saber de alguem que tem mais esmaltes do que eu!! AHAHAHAHAHAHH Nao é facil, mas vc me barrou, graças a Deus nao sou maluca sozinha...
ResponderExcluirOk.. me desfiz de 90% quando vim pro Canada, mas.... aqui ja cheguei comprando ahahahhahaha Agora eu to realmente com muuuito pouco e fico desesperada... acho que tenho só uns 20..
E faz muito bem pra alma, ne?? Adorei essa sua meta de desenvolver virtudes... <3
Beijos!!
Finalzinho do ano fiz um desapego grande no guarda-roupas. Ainda preciso fazer isso em outras áreas,mas realmente dá uma sensação de levez incrível. Tenho lido sobre organização e minimalismo e isso tem me ajudado a refletir sobre consumo e apego material. Parabéns por perseguir sua meta. Tamo esperando mais atualizações do 65 em 365. bjbj
ResponderExcluirGeralmente, acabo fazendo doações semestralmente. Eu tento, mas tento mesmo, não guardar tantas coisas, mas acabo sempre juntando um pouquinho ainda. Roupas são as coisas que mais passo pras pessoas porque a gente sempre tem nossas peças de guerra, outras queridas e umas que ficam de lado, né? E tem gente que não tem nada.. Já os esmaltes, passa uns pra cá! hahaha
ResponderExcluirhttp://www.paleseptember.com
Esse teu post me lembrou que eu preciso organizar o meu guarda-roupa logo e fazer uma doação de roupas/acessórios que não uso mais :P
ResponderExcluirBeijos ♥
Seu desapego acabou me inspirando e resolvi fazer o mesmo! Consegui separar uma mala cheia de roupas e bolsas e me sinto TÃO aliviada! É ótimo! =)
ResponderExcluirAmei esse seu projeto eu mesma separo um monte de objetos e prático o desapego doando, não gosto de ficar acumulando roupas, sapatos e outros itens e tmb gosto de comprar esmaltes tenho um monte dei uma parada nesse vicio pq a minha caixinha onde guardo os esmaltes não cabe mais nenhum foi ai que percebi o qnt eu estava comprando tantos e não estava usando nem metade, rs... BjoO.
ResponderExcluirOiii, Bibi!
ResponderExcluirPrimeiramente, adorei a ideia dos desafios. Acho super interessante quando alguém se propõe e fazer coisas assim para se tornar uma pessoa melhor. Tá de parabéns, hein? Vou me inspirar em você e ver se eu adoto esses desafios mensais daqui para a frente. É sempre bom fazer algo no intuito de melhorar!
Quantas coisas você separou, hein? Quantos esmaltes, principalmente! Hahaha Não compro muitos esmaltes nem vivo ganhando, então acho que minha caixinha nunca vai chegar a ter tantos habitantes! :P
Sobre o desapego, eu costumo fazer isso por aqui... De vez em quando tiro um dia para tirar as coisas do armário, separar o que quero, doar o que não quero e organizar o que vai ficar. Mas sempre sobra aquelas coisinhas que amo, porém já não uso muito mas tenho dó de doar achando que um dia posso usar. Acho que chegou a hora, né? ;)
Beijos!
Deborah
http://em-julho.blogspot.com.br