Coloridinhas

             

27 setembro 2012

[DIY] Vasinho de plantas ♥

No projeto 6 on 6 de agosto, recebi alguns comentários sobre o vasinho de plantas que aparecia na última foto. Resolvi então, postar um DIY.

A inspiração veio do Design Sponge. Foi lá que vi pela primeira vez a ideia de pintar algo parecido com etiquetas em vasos de plantas, para escrever com giz de quadro negro. A versão que fiz foi um pouco diferente. Queria mais cor e pintei o vasinho antes de pintar a tal da etiqueta. Bora ver como ficou, então? :)
Quer quiser me acompanhar e fazer também um vasinho desse, prepara aí os materiais:

  • Vaso de plantas de cerâmica;
  • Tinta branca (pode ser acrílica, spray, tinta para madeira.. eu usei acrílica);
  • Outras duas cores de tinta, sendo que a mais escura, que vai ser usada para fazer a etiqueta, deve ser fosca;
  • Para pintar, pincel ou rolinho. E para fazer a etiqueta, usei uma esponja.
 Forre o lugar aonde você vai trabalhar com jornal ou revista, para não fazer meleca! :P
Antes de pintar o vaso da cor desejada, pinte de branco. Se eu passo a tinta rosa direto na cerâmica, o rosa que vejo no potinho da tinta vai ficar diferente quando a tinta secar no vasinho. E se escolhi aquele tom de rosa, é porque quero aquele, e não outro. Caso contrário, escolheria um tom mais escuro. Faz sentido, né? O branco é como se fosse uma base. :)

Esqueci de fotografar o próximo passo, mas é o mesmo que o passo acima, só que dessa vez, usando a tinta da cor que você escolheu. Pintei meu vasinho de rosa e fui desenhar a etiqueta num papel, pra fazer o molde.
Pra ajudar vocês, fotografei o passo a passo de como fiz o desenho. Parece complicado, mas não é! Claro que você pode fazer a etiqueta de outra forma, ou ainda, usar os moldes que o Design Sponge disponibilizou.
Viram como é simples? Desenha o retângulo, arredonda os cantinhos (1). Depois, marca o ponto central de cada um dos lados e faz uma linha pontilhada perpendicular aos lados (2). E então, nos lados maiores, desenha montanhas pontudas se encontrando nas linhas pontilhadas. E nos lados menores, desenha pequenos colchetes, assim: { }. (3).
Então, corte a etiqueta e cole com fita crepe ou durex no vasinho já pintado e com a tinta seca. A tinta acrílica é rápida para secar. Foi o tempo de desenhar a etiqueta e cortar. E o vaso já estava pronto para o próximo passo.
Com a tinta mais escura, pinte a parte de dentro da etiqueta, usando uma esponja. Com o pincel é mais fácil borrar. A esponja evita que tenhamos que corrigir pequenos borrões depois de o vasinho praticamente pronto.

Então... você me pergunta: Mas, não tinha que usar tinta própria para quadro negro? E eu respondo: Não! :D
Acontece que qualquer tinta fosca funciona como tinta de quadro negro. A tinta brilhante é lisa e o giz não consegue riscá-la. Mas, a tinta fosca é mais porosa. A textura que fica quando ela seca é super riscável! :)
Superfícies porosas, como cerâmica e madeira também são ótimas para riscar com giz de quadro negro, então já fica a dica! Pense em quantas coisas podem ser feitas assim! o/
Vasinho pronto, é só escrever na sua etiqueta, encher de terra, cavar um buraquinho, plantar sua semente e torcer pra brotar (a minha não sobreviveu.. :(  mas, plantarei outra em breve! ^^).

Um detalhe super importante! Vasos de cerâmica, quando em contato com terra e umidade, terminam ficando meio mofadinhos. É normal. Para não acontecer isso, ele deve ser pintado com uma tinta impermeabilizante por dentro. Não usei no meu, mas você pode fazer isso. Aquela tinta usada para impermeabilizar caixas d'água funcionam bem.

Bom trabalho pra vocês! :)

17 comentários:

  1. Ah que fofo esse vasinho, ameei *-*
    Muito boa a dica de como fazer, essa da tinta fosca que da pra riscar eu não sabia.

    Dear Bella

    ResponderExcluir
  2. Que lindo. agora eu estou voltando a exercitar meus talentos manuais.

    ResponderExcluir
  3. Amei!
    Vou sair pintando os vasos aqui de casa, aproveitar que tem bastante tinta.
    Vou ver se consigo pintar os de plástico tbm :)


    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Ficou tão fofinho!
    beijo beijo

    lladodedentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que amor, ficou lindo lindo.
    Vontade de fazer vários para decorar a casa. Amei *.*

    Sim, tem encontro da Rainbow Family aqui, acho que esse ano já teve.. Tem que acompanhar a agenda pra saber melhor.

    ps: tem um meme pra vc lá no meu blog
    http://maybii.blogspot.com.br/2012/09/meme-segunda-pop.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Muito fofo!
    Achei ótima a ideia da etiqueta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei essa idéia! O vasinho ficou um charme! Adorei! Vou fazer tbm!
    Bjs,*

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Em primeiro lugar, eu achei super bacana o seu comentário no meu post da Disney. Eu o escrevi baseada na minha experiência com os filmes, no que eu li a respeito e na minha opinião mesmo, e seu coomentário acabou me dando muito o que pensar também. Não nego que fico irritada quando as pessoas chegam dizer odiar a Disney por causa disso, mas no fim, concordo com você que discutir sobre isso não é sensacionalismo. Realmente, é um assunto que dá para falar sobre horas mesmo :B

    Quanto aos vasinhos, achei um amor mesmo, super delicado! Aliás, esses dias eu parei para ler todos os DIY do seu blog, e devo dizer que você é muito talentosa, além de fazer coisas super fofas :3 Deve dar uma satisfação enorme ver um vasinho de planta, uma presilha de cabelo e poder dizer que foi você que fez.

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  9. Que fofuuura! Amo esses vasinhos!
    Adorei o post e o blog!
    Beijos

    http://officialgabi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ai que coisinha mais fofa, vou guardar pros projetos de férias!

    ResponderExcluir
  11. adorei a dica vou fazer com os vasos daqui de casa

    ResponderExcluir
  12. Fica realmente muito fofo! Boa sorte com a próxima plantinha! Ah, e sobre a presilha com laço de tecido super fofa que você ensinou a fazer, eu ainda não fiz, mas espero fazer em breve! Adoro seu blog :*

    www.blog-sweetluv.blogspot.com

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...