Coloridinhas

             

11 junho 2012

[Fotografia] Gustavo Lacerda

Conheci o trabalho do fotógrafo Gustavo Lacerda através da revista Zupi, que por sinal, é maravilhosa para aqueles que gostam de conhecer novos artistas, para os que gostam de artes gráficas, como fotografia, ilustração.. super indico.

Gustavo nasceu em Belo Horizonte em 1970, mas foi em 91, após seu primeiro ensaio fotográfico, que decidiu tornar-se fotógrafo.
O trabalho que deu maior visibilidade para o artista foi a série "Albinos", que foi também o trabalho que primeiro me encantou. É impossível olhar com indiferença para essas fotografias.. fiquei vários minutos observando cada uma delas. :)

Recomendo fortemente que vocês leiam essa entrevista com perguntas sobre o ensaio com albinos. Vou colar aqui algumas das respostas de Gustavo das quais mais gostei, e que me fizeram ficar ainda mais encantada com o trabalho e também com o artista:

"Quando experimentei o caminho estético da delicadeza, dos tons pastéis, “lavados” e sutis, comecei a vislumbrar a força que o trabalho poderia ter. E é interessante que acabei indo por um caminho que traz imagens impactantes, porém que “sussurram” muito mais do que “gritam”."
"Primeiro tive que entender que a beleza que me despertava nos albinos vinha sobretudo dos tons rosados de pele. E foram esses tons que posteriormente definiram toda a estética das imagens, através de fundos de tecidos, figurinos, maquiagem, cabelo, etc. O restante acabou vindo da minha história, das lembranças distantes dos álbuns de família"
"De fato, quando escolhi esse caminho estético assumi realçar o novo papel de “personagem principal” vivido por quem sempre se sentiu excluído. E, claro, não fui ingênuo e percebi que isso também trazia o trabalho do documental para um mundo mais ficcional, um universo meu, construído.

Nesse processo, tanto me envolvi com o assunto e os retratados que posso dizer que esse universo de representação, tão vivo nas imagens, deixou de ser apenas meu. Eu só conduzi e estimulei as pessoas a virem para frente da câmera e a partir dali o que elas representavam era em grande parte a própria “ficção” delas."
 Quem quiser conhecer melhor o trabalho do Gustavo, clica aqui, para acessar o site dele, com mais fotos desse projeto e ainda outros.

Achei interessante também esse Making Off, das fotos da Trident Global Connections, com filmagens dentro do estúdio onde o trabalho foi realizado. :)

41 comentários:

  1. O trabalho dele nessa série é realmente lindo já havia visto. É de uma delicadeza sem fim.

    Agora, não conhecia outros. Vou ver agora!

    ResponderExcluir
  2. Impossível não ficar uns bons minutos olhando essas fotos, são incríveis. Um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante e curioso o trabalho dele!

    ResponderExcluir
  4. Embora eu esteja aqui me esforçando bastante pra evoluir na fotografia, ainda tem umas coisas que parecem tão distantes! Como um ensaio desses! E não é só pela qualidade fotográfica da coisa, mas pela delicadez da escolha do tema, do envolvimento do fotografo. Excelente dica!

    ResponderExcluir
  5. Fotos muito delicadas e ao mesmo tempo chamativas.
    O trabalho dele é maravilhoso...

    ResponderExcluir
  6. Coisa mais linda o trabalho dele! Vou ver o link e conhecer mais, sou fascinada por brancos (albinos ou não) e ruivos, acho fascinante!

    Beijokas

    meutudoemaisumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Lindo trabalho! também sou leitora da Zupi, é um ótimo site pra inspirações e cultura.
    :)

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eh bom quando a fotografia é planejada com mais objetivo do que guardar recordações!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha visto essa série por aí, mas não conhecia o autor!
    Que incrível o trabalho dele e toda a 'história' para desenvolve-la. Adorei!!!

    ResponderExcluir
  10. então Bia. ainda estou no Blogger.
    nao vejo necessidade em mudar pro Wordpress o meu blog. e isso seria ruim em varios pontos então prefiro ficar no blogger. ja sou acostumada e sei bastante coisa sobre o css do blogger. enfim...
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Interessantíssima a idéia e o trabalho resultou em retratos com extrema delicadeza!
    A segunda foto foi a que mais gostei! As crianças parecem dois querubins ^^

    ResponderExcluir
  12. Sempre me encanto com a fotografia, com os detalhes, a sutileza...belo trabalho esse!
    bjoks

    ResponderExcluir
  13. Sensacional!! Já cliquei no site dele e olhei foto por foto! Fiquei encantada com a foto das duas menininhas!
    :*

    ResponderExcluir
  14. Fotografias são sensacinais, parecem 3D huahuahua
    Com uma bela iluminação, riqueza de detalhes naturais nossa virei fã do cara, vou sim dar um olhadinha no site dele.

    Bjs flor <3
    MySinapse.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Sou apaixonada por fotografiaa!
    Se deixar passo o dia td vendo fts e fts... Não conhecia o trabalho dele,mas gostei bastante, sem duvidas é impactante.

    Beijooos meu bem :*

    ResponderExcluir
  16. Achei essas foros tão bonitas, elas me trazem uma sensibilidade tão profunda.

    Beijos, Bruns
    onetrackformysorrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Na hora que eu vi esse ensaio eu quase soltei um palavrão, desses quando você acha a coisa tão sensacional que você solta um &tya$@#
    hahaha,

    achei de uma sutileza e delicadeza incrivel, muito, mas MUITO bonito mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Nossa Bibi, fiquei encantada! Muito! É um trabalho tão delicado, mas com tanta força... te leva quase que para um outro mundo. A composição, a atração dele pelas cores... adorei mesmo!
    Ótima indicação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Que trabalho INCRIVEL! Fiquei sem palavras pra descrever. Muito lindas e expressivas e nem acredito que ele é brasileiro. Achei fofíssimas as gêmeas *-*

    Beijos
    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  20. Nossa, não sei há quanto tempo tenho seu blog aberto aqui no navegador, me perdi olhando essas fotos também. Olhei várias vezes todas elas, e quando me dei por conta, tinha passado um tempão. O trabalho dele é magnífico, incrível. Sem mais, é lindo.
    Vou lá conferir os outros.

    ResponderExcluir
  21. UAU, que trabalho maravilhoso!!
    Fotos incríveis!

    Bjs,
    http://4demarco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Ah! Te indiquei numa tag lá no blog!

    meutudoemaisumpouco.blogspot.com.br

    beijokas

    ResponderExcluir
  23. Bibi...muito obrigada por deixar meu dia mais doce com esse post...que trabalho incrível né..tomei a liberdade de compartilhar no facebook...muito sensível e lindo mesmo...bjinhosss...o blog ta ótimo como sempre. Não se esqueça que to sempre aqui viu..

    ResponderExcluir
  24. Biiiii, obrigada! Eu não conhecia esse trabalho - lindo.

    :D

    Beijocas, Pri.

    ResponderExcluir
  25. As fotografias são lindas, também adoro tons pastéis.
    Achei ótima a idéia de fazer um trabalho só com albinos, é diferente e impactante ao mesmo tempo, mas como ele falou, as cores dão uma amenizada nesse impacto.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Oii bianca! ainda nem te sigo no flickr.. rsrsrs pergunteie ainda nao segui! hahaha

    olha adorei esse ensaio, como ele mesmo fala uma sutileza q a foto sussurra ao inves de gritar..e acaba fazendo q façamos isso mesmo que voce disse que é observar a foto inteirinha.. eu numa exposição dessa fico o dia inteiro.. ja ate sei! hahaha

    oh tudo bem se eu te mandar um email? tive vontade de papear com voc.. rsrsrs ;]

    ResponderExcluir
  27. eu já tinha visto esse ensaio. é lindo.
    Emilie Escreve

    ResponderExcluir
  28. As fotos são incríveis mesmo, muito interessantes... (:
    Ainda não conhecia ele, amei.

    Mari.

    ResponderExcluir
  29. Nunca tinha visto, é um trabalho realmente lindo, tanto esteticamente, quanto o compromisso com essas pessoas que ele acaba assumindo de nos fazer perceber que há muito no desconhecido.

    Até mais ver

    ResponderExcluir
  30. oii

    Realmente essas fotos ficaram lindas, nos mostra muita sensibilidade.

    adorei o post!

    beijos
    ;**

    se puder me manda seu end pro brunakitty@yahoo.com.br pra que eu possa te enviar uns marcadores^^

    ResponderExcluir
  31. Um trabalho super interessante o dele, Bia.

    ResponderExcluir
  32. Muiiiiiiiito lindo!
    E que fofuras de gêmeas! *-*

    Fico pensando como foi díficil encontrar tantos albinos dispostos a ser fotografados..

    Beijo!

    ResponderExcluir
  33. Ainda não conhecia o trabalho deste fotógrafo, mas adorei estas fotos que você postou (principalmente a última)! :) Ótima dica!

    ResponderExcluir
  34. Que maravilhosos!
    Algumas parecem até pintura <3

    ResponderExcluir
  35. O trabalho dele é incrivelmente lindo. Ainda não conhecia mas me apaixonei.


    Boa semana guria!

    ResponderExcluir
  36. nossa!!
    não tinha visto que tinha post novo - não tão novo assim - mas é esse painel que não colabora. enfim.

    não conhecia o trabalho do Gustavo, já tinha visto a foto das duas menininhas lá em cima, mas achei que era algo aleatório, não um projeto. encantador! tão suave né?! acho tão bonita essa estética, naturalmente linda dos albinos/ruivos, etc...

    vou ver os outros links ^^

    ;*

    ResponderExcluir
  37. Adorei as fotos dele.

    Post Novo!!!
    Entrem e Comente*
    http://gabriellyrosa.blogspot.com
    G.R ♥

    ResponderExcluir
  38. Que trabalho lindo, Bia. É notável o cuidado que ele teve ao compor essas imagens. Achei ótima a ideia dos tons pastéis.

    Vou agora ver o site dele (ah, e o da revista ;D).

    Beijinho

    ResponderExcluir
  39. Gente, que trabalho incrível! Adorei! Salvei os links que você colocou pelo post pra ler melhor!

    E aliás, quanto tempo eu não passava aqui... Saudadinha :)

    ResponderExcluir
  40. Que trabalho lindo.. bacanérrimo!
    http://www.sextaclasse.com/

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...