No segundo dia deste ano, fui ao hemocentro em Brasília para doar sangue e fazer o cadastro no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), como me propus a fazer na lista 101 em 1001. Demorei até demais. O procedimento é todo bem simples...
Quis vir aqui falar sobre isso por dois motivos:
1. Registrar a realização dos itens da lista;
2. Incentivar que mais pessoas se cadastrem no redome e/ou sejam doadores de sangue.
Para doar sangue, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter 18 anos ou mais. A partir dos 16 anos, já é permitido, mediante autorização dos pais ou responsáveis. A pessoa deve pesar mais de 50Kg e ter boa saúde (a avaliação é feita no próprio centro onde o sangue é colhido).
Existem algumas recomendações sobre alimentação, atividade física, mas varia de acordo com cada instituição. Então, recomendo que cada um que se interessar, ligue para o hemocentro da sua cidade e se informe sobre o que é necessário. :)
Sangue cor de açaí.. :P |
O resultado do exame é então incluído no Redome. Quando houver um paciente compatível, irão te consultar, convidar para fazer mais exames e se possível, realizar a doação.
É simples assim! :)
Quando fui ao hemocentro, já doei sangue e colhi os potinhos pro cadastro do redome na mesma hora. E ainda ganhei lanchinho na saída. :P
Perguntas e respostas sobre a doação de medula óssea.
Outras informações..
Mas, doar pra quê?
Pensei um tanto bom, depois de uma conversa que tive com meu pai. Ele é doador regular do hemocentro e vai todos os meses fazer doação de plaquetas (se informe sobre esse tipo no hemocentro da sua cidade. Muitas vezes o centro precisa mais desse tipo de doação do que a comum). É frequente os enfermeiros e assistentes agradecerem e falarem aquelas frases do tipo "você está salvando vidas".
Realmente, esse salvar de vidas é o que motiva várias pessoas a fazerem a doação. Em uma dessas, meu pai falou: "eu não tô salvando vida de ninguém.. no máximo prolongando um pouquinho mais..". E é verdade. Todos nós vamos morrer. Muitas vezes, nessa de prolongar a vida, muitas pessoas terminam passando por sofrimentos desnecessários, são submetidos a tratamentos muito penosos..
A atmosfera que gira em torno desse tipo de ação é muito boa. Pessoas motivadas a ajudarem outras, esperança, cuidado.. e esses sentimentos são contagiosos. Funciona como um ciclo, uma espécie de corrente do bem. :)
Por isso, apesar das controvérsias, concordo que doar sangue é um ato de cuidado, de carinho. É a nossa contribuição não apenas para a pessoa que vai receber, mas para a estimulação e manutenção desses bons sentimentos e desse tipo de comportamento de apoio ao próximo.
Quem se interessou e tiver alguma pergunta, só falar aí nos comentários! :)
--------------------- Edição em 03/02/2012 ----------------------
Depois de alguns comentários e de reler o post, percebi que pareceu que só tinha ressaltado os pontos negativos de se prolongar a vida de alguém, que seria na situação em que existe muito sofrimento e tudo mais. Mas, isso nem cabe ao nosso julgamento.O sentimento que gira em torno dessas ações é muito bom. E participar disso é o que podemos fazer para que continue girando.
Mas, não apenas isso. Esse tempo a mais é precioso para quem recebe. E fico feliz em ter condições de ajudar.. queria que todos passassem isso pra frente também. :)
Nossa, que atitude linda flor *-*... Deve ser super emocionante doar e sentir que tá ajudando tanta gente né?
ResponderExcluirEntão quer dizer que voce coleciona fotos 3x4, que interessante *-*, nunca tinha visto uma coleção assim rs
beijo beijo
http://lladodedentro.blogspot.com/
Eu acho super importante as doações, além do que tenho um primo que precisa e já tive um amigo que precisou. Eu não posso doar porque peso menos que 50 kg. Mas incentivar é o caminho! Bjs Bi e obrigada pelas dicas lá no post.
ResponderExcluirLindo seu ato, Bee, de verdade!
ResponderExcluirMorro de vontade de doar e tenho uma dúvida: há alguma contra indicação caso vc esteja fazendo uso de alguma medicação?
Ah! Fiquei curiosa, quem tirou as fotos enquanto vc doava sangue? Vc mesma? (:
beijinhos e boas férias!
Você realizou duas das coisas que eu quero muito fazer ~só tem problema por causa das minhas tattos, ficar um ano sem tatuar é difícil, mas vou me organizar~ e sei que ainda farei. Parabéns pela iniciativa e belo exemplo, Bianca, muito bom! ~clap clap clap~
ResponderExcluirPoxa, eu queria doar... Mas não sei se vou chegar a ter 50 kg! u.u Hoiausioaiusiouaus
ResponderExcluirFiquei muito feliz por você e tia Fatinha terem feito isso... Dá um alegria, né? Por ajudar a prolongar vidas! ^^ E o tio Gui, sábio como sempre! (:
Ai ai.. Que saudade de você!
Não acredito que não fui pra Castanhal também... As visitas estão diferenciadas esse ano. Nunca fui ao Teatro da Paz. Vamos comigo quando formos juntas praí? Se tiver rolando alguma peça, a gente pode tentar ir! ^^
Esse ano a gente pode tentar ir algumas vezes ao Teatro em Brasília, né? Nunca fui e adoraria ir com você! ^^
Ai ai, pois é!
Aproveita sua férias aí, prima linda.
E chegue inteira em casa pra me receber com um abração no aeroporto e passar o dia fazendo coisas de "TayBiMôrous" Hoaiuoiuaosuioaiuos T.T
Beijo beijo, lindinha! <3
minha mãe coordena um setor do hemocentro da minha cidade. Ela faz um trabalho lindo (: Pessoas como vc ajudam ainda mais! adorei o post ;) :**
ResponderExcluirAchei super legal e criativa a ideia do desafio '101 coisas em 1001 dias', tô pensando até em aderir. Bela ação essa sua. Agora me imagino nessa, pois toda vez que vou tirar um pouquinho de sangue para análise fico fraca, parece que tiraram uns 3 litros de mim, quem dirá tirar uma bolsa dessa.
ResponderExcluirXoxo
P.S.: Estou reservando um espaço para você na minha mala que vai para a Polinésia Francesa. Hehehehee. Beijos.
Poxa, vou me informar para correr atrás disso. Não tenho certeza se posso doar, por causa de tatuagens e essas coisas, mas seu pai está certo. O gesto é lindo e gera mais caridade ainda. Parabéns!! =)
ResponderExcluirEu vivo me planejando a ir doar sangue, mas nunca consegui ir de fato. Não acho que seria uma boa doadora de medula ossea, tenho pavor do tamanho da agulha e dar dor que é ( mesmo se eu tiver anestesiada, suo frio de pensar) para retirar. Mas acho que não me negaria a doar para salvar a vida de alguém. Muito boa a sua iniciativa!
ResponderExcluirBeijão
Realmente admiro quem tem esse dom, o dom de doar! Muito bacana o post! ^^
ResponderExcluirAmiga, bem legal o post. E bem polêmico (:
ResponderExcluireu acho que quando se fala sobre prolongar vidas não há uma regra geral sobre as consequências positivas ou negativas que o "recebedor" irá vivenciar.
Claro que muitos passam por tratamentos penosos, e só sofrem mais e ainda assim morrem antes do esperado.
Mas muitos, após receberem sangue, também tem a oportunidade de esperar por uma cirurgia definitiva e se curarem. Ou esperar por um órgão doado que reestabelecerá sua saúde. Muitos tem a oportunidade de se despedirem dos familiares graças aos anos ou dias de prologamento; muitos conseguem morrer felizes pois nos últimos dias de reflexão compreendem o seu "processo" de morte, entre outras coisas positivas que acontecem com aqueles que recebe uma doação de sangue, plaquetas e etc.
O sentimento de cuidado e a mobilização das pessoas não se baseia apenas em esperança de ajudar o próximo mas sim em possibilidades reais de fazer a diferença.
São segundos que podem fazer a diferença pra alguém que teve hemorragia. Ou para alguém que tem um problema no rim...entre outras situações.
Se existe esse possibilidade de salvar alguma coisa. Penso que não é salvar vidas. E sim salvar uma pessoa de ter uma morte tão precoce. E isso sim, vai fazer diferença, positiva ou não, na vida dessa pessoa.
Saudadeeeeees gigantes*:
Gostei do incentivo
ResponderExcluirbjs
Que legal você fazer isso e incentivar a nós. Já pensei em fazer isso e logo, logo eu vou me cadastrar.
ResponderExcluirO bokeh é algo que eu amo, mas faço, mas no natal e tal.
xoxo
http://dream-after-dream.blogspot.com/
Oi Filhotinha,
ResponderExcluirAchei bem legal você tanto se candidatar a ser doadora de medula, quanto doadora de sangue.
Para mim, o melhor em tudo isso é o sentimento prazeroso de "fazer o bem sem olhar a quem". Isso sem contar com o clima legal que paira no ar do hemocentro. Tenho a impressão de que os enfermeiros acham que somos todos "sangue bom".
Beijocas, Momoin.
Linda, seus porta cds devem ser muito fofos viu?
ResponderExcluirÉ verdade, as pessoas estão parando de usar cd, agora as musicas e filmes ficam só no computador né? rs
beijo beijo
Obrigada pela visita!
http://lladodedentro.blogspot.com/
lindo gesto de solidariedade Bibi. infelizmente eu tenho um probleminha quanto a doação, até mesmo para retirar sangue para exames de rotina, eu desmaio, não consigo ver o sangue, mas tirar eu não tenho problema, é um paradoxo! Tenho uma perguntinha: quanto tempo após fazer uma tatuagem para doar? eu lembro que antes era 1 ano, agora não sei mais.
ResponderExcluireu não olhei muito as fotos, mas seu incentivo foi maravilhoso Bibi, um dia eu consigo doar. ^^
;*
A, é verdade! A Katy ficou muito fofa com o cabelo novo :333
ResponderExcluirE o raspado da Ke$ha é sonho de consumo, mas a coragem.... cadê?
Beijo, Bibi :3
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFiquei super com vontade de ajudar, em agosto eu faço 16 anos e vou lá contribuir, eu acho super legal as pessoas que fazem isso :)
ResponderExcluirEu vi um comentário seu no blog da Kakau falando que tava desenhando os móveis, vê se não vai esquecer do que você me prometeu hein, tô louca pra ver como esses móveis vai ficar *-*
Beijos
Eu também sou doadora de sangue, Bee *-* Eu me sinto tão bem doando, mas ainda não doei medula, acho que vou me cadastrar. Nem sei porque ainda não fiz isso.
ResponderExcluirFiquei mt feliz com esse post, Bee <3 Gostei da tua iniciativa!
Beijos :*
Eu tbm to fazendo esse projeto, mas não coloquei doar sangue entre um dos desejos.
ResponderExcluirMto boa a sua iniciativa *_*
Eu queria doar sangue, mas meu sangue vive "ruim", sempre alterado por alguma coisa e eu passo mal qdo perco sangue >_<'' (msm estando alimentada)
Bjuxxxxx
Bianca, que lindo. Por mais que seja apenas uma picadinha, é difícil encontrar doadores de sangue. O que salva vidas sim! Já vi em vários filmes, quando pessoas sofrem acidentes e perdem muito sangue, eles repõe com "nossas" doações. E prolongar uma vida, já é mais do que especial. Eu acho maravilhoso quem faz isso, e admiro você dona mocinha hahaha Nunca doei. Mas não posso ainda, apenas quando completar 16 né? Mas vou doar sempre que puder. Tinha aflição a agulhas, mas agora eu consigo me controlar. Você também doará medula ? Admiro mesmo. Umas das coisas que eu pretendo fazer é me tornar uma voluntária. Hoje em dia, aumentou bastante o número de voluntários, mas ainda nem chega perto de ser suficiente. Muitas pessoas precisando de remédios, comida, cuidados e poucas pessoas para ajudá-las. Enfim, adorei o post. Mil beijos
ResponderExcluirLu
Eu estou adiando minha doação por tempo demais! E por um motivo tão bobo! É que é bem possívle que minha pressão abaixe aí eu fico esperando alguém disponível aqui em casa para me buscar de carro para casa mas ninguém nunca pode. Anyway espero que pelo menos até fevereiro eu faça isso! Ainda mais nessa época do ano que é crítica por causa da quantidade de acidentes né?
ResponderExcluirQue tipo de recomendações obre alimentação te deram?
bjs!
Biazita, vou confessar que passei rápido pelas fotos da coleta de sangue, é que fico tonta, sério. Não fico tonta vendo sangue, mas com a coleta. É que das últimas vezes que precisei coletar sangue, não me senti bem.
ResponderExcluirPor isso que, apesar de achar bonita e super apoiar a atitude, nunca doei sangue =/
Além do mais, meu peso sempre oscila entre 50 e 51kg (mas acho que hoje já estou com uns quilinhos a mais, rs).
Se eu sempre achei você uma pessoa tão meiga e "do bem", agora acho mais ainda :D
Beijinho, Biazitcha
Oi linda!
ResponderExcluirEu sou louca pra doar sangue, mas tenho medo de doar medula óssea ):
Hey, vota em mim aqui: girlsrepublic-s2.blogspot.com por favor? A enquete tá na barra lateral. Vote em "Sugar Dance".
TEM POST NOVO NO MEU BLOG! Corre lá!
Bjonas (:
Fique com Deus <3
Que post e atitudes lindas, Bianca!!
ResponderExcluirTem coisa que a gente nunca parou para pensar no por que não fazer não é?
Confesso que nunca doei sangue e tinha pensado nisso enquanto revia o meu ano e o que tinha acontecido comigo.... definitivamente é algo que eu preciso fazer esse ano e seu post só me animou mais!
:)
Beijos!!
Eu não sei se doaria medula (medo da agulha 2), mas quero me tornar uma doadora de sangue no futuro, quando a idade permitir. Parabéns pela sua iniciativa :)))))))
ResponderExcluirFaz igual a Mel (melinasouza.com) coloca no flickr e no blog.
ResponderExcluirVocê não está em Brasilia? Aonde está?
Sobre a minha parede rosa, ela esta com os dias contados, só estou esperando meu pai pegar férias (ele sempre pinta a casa nas férias), ai eu vou pintar meu quarto. Aqui na minha cidade tem adesivos de parede por 1,99 super barato, Eu tenho dois lindos na parede, mas vou ter que comprar outros já que vou pintar a parede. Será que fica caro pintar os móveis? É que eu também queria um móvel que desse pra colocar tudo assim ocupava menos espaço, acho que vou vender os meus :)
Você é muito criativa menina, quando tiver ideias de decoração corre lá no blog e me conta viu?
Beeeijokas!
Esqueci de dizer que, O BLOG FICOU LINDO!
ResponderExcluirque lindo o layout Bibi, ficou incrível, mesmo!!
ResponderExcluiradorei o header. ^^
;*
Poxa que legal!!! Você não tem noção da boa ação que está exercendo! Isso é tudo na vida de uma pessoa que realmente necessita.
ResponderExcluirPena que eu ainda não tenho idade para doar... Mas ainda quero fazer isso, por mais medo de agulha que eu tenha... hhhauhsuhaushuahs!
Beijos!
Oi Bianca. Como vai?
ResponderExcluirMe emociona esse tipo de mensagem. Eu tenho muita vontade de doar, mas tenho pânico de fazer exame de sangue, coisa de quase desmaiar. Imagina doar. Tenho medo de, ao invés de ajudar, dar trabalho dando um siricutico no hemocentro. Imagina...
Beijocas e parabéns pela iniciativa.
Queria mto poder doar sangue, principalmente pelo meu tipo sanguíneo ser o de doador universal, mas infelizmente não tenho peso e nunca consigo alcançá-lo. Agora gostei da ideia de me candidatar a doação de médula óssea. Tomara que mais pessoas se sintam incentivadas a fazê-lo após seu post.
ResponderExcluirBjo
oooun, meu bem, muito obrigada pelo seu comentário e pelos desejos!
ResponderExcluirvoltarei sempre aqui. :*
Que perfeição esse post, Bibi. E um gesto lindo da sua parte. ♥
ResponderExcluirCandidatar-me à doação de medula também é um dos itens da minha lista. E realizando-o ou não dentro do prazo ainda será algo que farei, tenho certeza.
Eu gostaria muito de doar sangue, mas não tenho 50kg e nem chegarei a ele antes da menopausa (não se eu continuar saudável), porque sou pequenininha e esse peso seria sobrepeso pra mim, de acordo com a nutricionista. É uma das minhas tristezas. :/
Bisous.
Bianca, adorei o post!
ResponderExcluirFaz tempo q quero doar sangue e ainda não consegui por causa da tatuagem, pq naum consigo ir ao banco de sangue da minha cidade no horário de funcionamento, entre outras coisas...
mas já estabeleci isso como meta e pretendo faze-lo até semana q vem [no sabádo] no máximo!
e pretendo fazer uma espécie de campanha no meu balaio tb!
bjo
Olá! Sei que meu comentário está um pouco atrasado, mas achei o post muito válido. Meu namorado tem leucemia e recebe transfusões quase que mensalmente e a única forma de cura é com o transplante de medula.
ResponderExcluirPessoas como você salvam a nossa vida diariamente.
Obrigada!