Coloridinhas

             

17 março 2011

[Tutorial] Letra com estampa.

Sempre achei tão bonitinhas essas letras estampadas, que ficava feito uma doida procurando por elas no google. O grande porém, era que eu só podia usar as palavras e frases já prontas feitas por alguém.
Fiquei um bom tempo assim, até que me veio a brilhante idéia de aprender a fazer (super genial, pode falar.. demorou pra cair essa ficha)! :P

O programa que tenho pra edição de fotos é o Photofiltre. Gosto dele porque os controles mais básicos são bem intuitivos.. só clicar nos botões que a foto vai mudando e você vê o resultado na hora, não precisa ir em um menu diferente pra isso.
Por isso, fui falar com o meu irmão mais velho (o Gui), que é o especialista no Photofiltre lá de casa! :P  Ele nem sabia na hora, mas foi só cutucar um tantinho de nada o programa que já sabia de tudo e foi me mostrando! :D

E aqui estou eu pra mostrar pra vocês como faz!
O programa vocês podem baixar aqui.


O primeiro passo é abrir um documento em branco. Para isso, clique na folhinha no canto superior esquerdo, onde está destacado em rosa.


Vai abrir essa janela para você escolher a largura e altura do documento. Eu sempre escolho valores altos (tipo 900 x 400) pra ter bastante espaço. Se sobrar, é só cortar depois (selecionando a parte que você quer e apertando Ctrl + Shift + H).


Seu documento será assim. O próximo passo é clicar naquele T destacado em rosa para poder abrir a janela de texto.


Aqui são vários pequenos passos, então enumerei para ficar mais fácil de entender e seguir:

1. Escolha a fonte. O ideal é uma fonte que tenha o traçado grosso, para o padrão da estampa ficar visível. Pro tutorial, eu usei uma chamada Japan, que você pode baixar aqui. E para instalar a fonte no computador, já expliquei isso no final desse post.

2. Escolha uma cor que contraste com o fundo. Nada melhor do que preto pra contrastar com o branco, né?

3. Escolha o tamanho do texto.

4. Digite o texto que você quer no espaço em branco, logo abaixo da seleção. A grande maioria das fontes que não vêm com o Windows (ou outros sistemas operacionais) não possuem acentos gráficos, então.. se o seu texto precisa desse recurso, o jeito é encontrar uma fonte mais completa. Ou desenhar o acento manualmente, caso você saiba como fazê-lo.

5. Desmarque a opção Antialias, que é marcada automaticamente. As letras costumam ser serrilhadas, e para diminuir isso, o antialias cria um degrade entre a cor do fundo e a cor do texto. Assim o serrilhado fica bem menos visível. É importante desativar porque você vai precisar de um texto todo na mesma cor, sem mudar tons, para fazer uma seleção bem precisa no próximo passo.


1. Na barrinha de botões da lateral direita, clique nesse símbolo destacado em rosa que eu costumo chamar de varinha mágica (e se não me engano, o nome dela é magic tool). :P   Essa varinha serve para fazer seleções por áreas, o que facilita muito, já que selecionar manualmente daria um trabalho enoooorme.

2. O padrão da Tolerance é 30. Coloque o máximo, que é 100.

3. Marque a caixinha com a opção Color. Assim, a seleção será feita não somente na área que você clicar, e sim em toda a cor semelhante à cor da área que você selecionou (deu pra entender?).


Clique em alguma parte do texto com o botão da direita do mouse. Vão aparecer essas opções. Clica em Stroke and fill. O que nos interessa aqui é o Fill, que é preencher. Vamos preencher a área selecionada, que é o seu texto, com uma estampa.


Clicando em Stroke and fill, vai aparecer essa janela.

1. Desmarque a opção Stroke. Se você quiser bordas de outra cor na sua letra, pode deixar essa caixinha marcada e alterar a cor e a largura da margem logo abaixo dessa opção. Isso é válido para quando a cor de fundo da sua estampa é branca. E então você pode criar uma margem para separar a letra do fundo do seu documento.

2. Marque a opção Fill.

3. Marque a opção Fill pattern.

4. Selecione uma estampa do seu computador. O Photofiltre tem uma pasta com estampas que vai abrir assim que você clicar para escolher a sua estampa. Dá pra usar as estampas do programa, ou alguma que você tenha salvo no computador.

5. Opacity em 100% para ter letras bem definidas. Se quiser em marca d'água, é só diminuir esse valor.

6. Antes de clicar em OK, clica no Preview pra ver se ficou do jeito que você queria, se vai querer trocar de estampa, se a opacidade está boa, se sua estampa é muito clara e vai precisar de uma margem.. mude tudo o que precisar, caso precise e clique em OK.


Tã dã!! Agora, caso você queria, pode alterar brilho, contraste, saturação... clicando nesses botões destacados em rosa. Uma dica é: antes de fazer essas alterações, salve a sua imagem no computador. No Photofiltre, tem como desfazer uma ação, mas em um número limitado de vezes, então talvez você não consiga voltar para o original e tenha que fazer tudo novamente. Para isso não acontecer, salve primeiro, depois brinque à vontade com as cores! :)

E acabou! Parece muita coisa porque foram muitas imagens e fiquei explicando demais, mas caso você tente fazer, vai ver que é super simples e rápido.
Depois da primeira, você faz outras num piscas de olhos!

Espero que tenha gostado, porque deu muito trabalho tirar print e ficar cortando a imagem no paint.. !

Quem não tem Photofiltre e não quer baixar mais um programa de edição de imagens, pode pesquisar para ver se o programa que usa não tem opções parecidas de texto, seleção e o preenchimento (ou Fill) com imagens do computador. Acho que é uma função básica e é provável que tenha em outros programas sim..  :)

E caso você faça sua letra estampada lindinha, me deixa ver? :)

36 comentários:

  1. tive que vir comentar novamente, esse tutorial salvou minha vida, queria fazer uma capa bonita para um trabalho que tive, essa com certeza foi a melhor opção ^^
    obrigada bianca. :*

    ResponderExcluir
  2. Aahh, que fofura! Imagino que tenha dado trabalho mesmo, ficou ótimo, bem explicadinho. Já dei a dica lá no blog falando do seu post (:

    Beijoo.

    ResponderExcluir
  3. Haaa... que legal que gostou, Carol (posso chamar de Carol?)!! Essas letras são lindinhas mesmo, né? :)
    Vai ficar muito legal a sua capa de trabalho! Sabe o que pode ficar legal também em outras ocasiões?? Tem uma fonte que se chama Circus. Você encontra ela no site netFontes. Tem como colorir no paint ou usar normal mesmo! Estou planejando fazer um calendário usando essas duas opções (a estampada e a com a Circus) pra volta às aulas (é... só volta agora em março.. :P).

    Haaaa! Eu vi que no seu perfil tem um blooog também, né? Quero ver quando estiver cheio de coisas lindinhas! Você viu que aqui tem um post sobre heart sugar cubes azuis?? ^^

    Beijinhos! ;*

    ResponderExcluir
  4. pode me chamar de Carol sim ;D
    são lindas sim, eu tentei com outras fontes também, como DJ Kitchen do netFontes. e ficou lindo, fiz um bule e uma colher, testando as possibilidades.
    eu acabei de fazer o blog, e adivinha?
    estava vendo seus posts, aí passou pelo tutorial que você fez de cubinhos de açucar em formato de coração, eu pensei 'finalmente encontrei o dominio' haha. ai coloquei heart sugar cubes :D
    tive sorte que ninguém tinha pensado na idéia, é tão dificil encontrar um nome legal.
    ^^
    assim que tiver o que postar, eu passo aqui te contando. é que eu tenho um monte de idéias e nem sei por onde começar :~
    e ah, vou te seguir para sempre estar vendo suas atualizações :D
    :* Bianca.

    ResponderExcluir
  5. Mocinha mocinha, que tuto mais bonito que você fez! Essas letras são capazes de deixar qualquer recadinho, header de blog, marquinha ou uma simples mensagem mais fofa!

    Adorei! Parabéns pela ideia e o trabalhinho que deve ter dado pra explicar cada detalhe! ;)

    Beijocas,

    Ma

    ResponderExcluir
  6. Carol,
    Aaaaah!! Que legaal! :D
    Não sabe o tanto que fiquei feliz em saber que os cubinhos inspiraram o nome do seu blog!! x)
    É um domínio muito legal mesmo e incrível não terem feito ainda!! Eu demorei pra achar o 2-bee. A intenção era twobee, mas já tinha esse nome de todas as formas possíveis e imagináveis! Quase coloquei tchubi só de raiva! Hhaihaiuhaoiuahoiuah :P

    Vou esperar ansiosa pelo seu blog! Vou até deixar na minha barra lateral, que quando aparecer a primeira postagem eu já vejo! E se precisar de ajuda com alguma coisa, só falar! o/
    Também sou meio nova nesse treco de blog, mas adoro descobrir coisas! ^^

    Beijinhos! ;*

    ResponderExcluir
  7. O bom é que só olhando as figuras já dá pra fzer xD
    Só falta eu arranjar uma utilidade pra isso, pq eu não tenho blog D:

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do tutorial! Tu sempre trazes dicas incríveis. Parabéns pelo blog!
    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  9. Sabe aqueles filmes de tema bíblico que aparece uma luz que percorre uma área cilíndrica até o personagem e só ele é iluminado? sabe o coralzinho cantando óóóóóóóóóó´... foi assim que me senti... quiz mudar o nome do meu blog, fazer uma assinatura pros posts, blá blá blá...
    mas aí não consegui achar como fazer as letras sem fundo, sabe? pra aparecer o desenho sem o fundo branco como um quadro. Me ajuda? =]

    ResponderExcluir
  10. Bianca,
    Adorei, muito obrigada por dedicar teu tempo para nos ensinar. Com uma profe didática como você foi super fácil de fazer. Abração! Ana Letícia

    ResponderExcluir
  11. Amei menina faz um tempãoooooO que eu procuro essa técnica já vi em vários blogs e agora vou ter minhas próprias letras estampadas só que no meu photofiltre não tem essa opção traço e preenchimento[Stroke and fill]e agora como eu faço?
    Obrigadinha flor,por dividir com a gente,bjos!

    ResponderExcluir
  12. Obrigadinha por me responder flor,eu baixei novamente e qnd chego no passo da varinha mágica está aparecendo (Enregister,Enregiste sous,fermer,acho q o meu está em espanhol)mais são essas as opções e as outras opções está igual a que tá no seu tutorial só as 1º que estão diferentes não sei o que acontece{só acontece comigo mesmo viu,sacoOO!}

    ResponderExcluir
  13. Flor só me responde uma coisa,qual versão do photofiltre vc usa,bjo?!

    ResponderExcluir
  14. Já aprendi ..tá bem explicadinho .Parabéns e obrigada!! Adorei *-*

    ResponderExcluir
  15. No meu photofiltre aparece a opção Stroke and fill, mas n tem como clicar.. q q eu faço?

    ResponderExcluir
  16. Maria Helena.. espero que você veja esse comentário, pois no seu blog ainda não tem post pra eu responder lá! :P

    Então... eu não entendi o porquê de isso estar acontecendo.. porque ou tem ou não tem a função, né?
    A única coisa que consigo imaginar pra explicar o fato é que talvez você não tenha selecionado as letras. Oooou.. que tenha selecionado, mas que por algum motivo a seleção foi desfeita. Vê se é isso. Se não for, me explica melhor o que você fez (e até se possível tira print das telas) que tento te ajudar! :)

    Beijinhos e boa sorte!

    ..
    *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu photofiltre aparece a opção Stroke and fill, mas n tem como clicar.. q q eu faço? Onde mando o print pra vc?

      Excluir
    2. Paulo, há alguns anos não uso mais esse programa para edição de imagem. Hoje em dia uso o Illustrator e não sei dizer como andam as atualizações dele.. Tenta ver aqui nos comentários se você encontra a resposta para sua pergunta. Algumas pessoas também tiveram esse problema na época e eu cheguei a responder com algumas sugestões!

      Espero que dê tudo certo!
      ;*

      Excluir
  17. Bianca, Adorei o Blog! Parabéns principalmente por esse post, me ajudou muito, está Muito Bem explicado! Eu fiz os procedimentos assim como você explicou, e o meu problema foi como o Da Maria Helena :/ As letras estão sim selecionadas, mas quando aperto com o botão do mouse direito em cima das letras a opção Stroke and fill que pra ser selecionada tem que ter a cor de texto preta, está cinza como se não fosse possível, sabe?
    :( Será que pode ser a versão do programa? Enfim, Muito Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Unknown (não apareceu seu nome.. :P),

    Primeiro muuuuito obrigada pelo elogio! Fico muito feliz em saber que gostou do blog! ^^

    E poxa vida.. que pena que deu esse problema. Tenta abrir de novo, ou fazer com uma outra cor. E lembra de selecionar a caixinha "color" e de colocar a tolerância em 100.. são detalhes importantes.
    Se não der mesmo assim, acho que pode ser a versão do programa, como você falou..
    Qualquer coisa, me avisa, por aqui ou por e-mail.. que vejo o que podemos fazer. Quem sabe até achar um outro programa com a mesma função? ^^

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo aconteceu o mesmo... Mesmo selecionando o nome, a opção fill, aparece inativa! será se é pela versão do programa!!! Poxa fiquei tõ empolgada :/

      Excluir
    2. Poxa vida. A sua versão é nova? Ou antiga? Você deve se certificar de que a parte que você quer está selecionada! Eu uso uma versão atualizada do programa e continua funcionando comigo!

      Veja se não é o formato da imagem.. tentou fazer um criando do zero, como mostrei? Se for uma imagem que já existe, talvez não funcione tão bem. Bom.. são hipóteses. Não sei se vai funcionar... :/

      Excluir
  19. O meu a estampa fica como fundo nao dentro das letras oq faço?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve estar selecionando o fundo, e não as letras. Tenta fazer o mesmo procedimento, mas invertendo a seleção clicando no menu "selection" > "invert". :)

      Excluir
  20. Tem como colocar um contorno preto em volta da letra?

    ResponderExcluir
  21. Tem como colocar um contorno preto em volta da letra?

    ResponderExcluir
  22. O meu não deu certo, eu baixei o programa e na hora de pegar a varinha a estampa foi para o funto e não na letra :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa vida... a única explicação que consigo pensar para isso é que a seleção está invertida. Porque se o comando de estampar está funcionando, então ele só tá indo para o lugar errado. Tenta fazer de novo e clicar em "Selection" e em "invert selection"!

      ;*

      Excluir
  23. Aff tentei instalar esse programa em meu netbook,e infelizmente foi bloqueado por que tinha uma ameaça detectada. :/

    ResponderExcluir
  24. Ficou muito fofo, adorei, pena que uso o photoscape. Será que vc não sabe como fazer isso no photoscape?

    ResponderExcluir
  25. Bianca,

    consegui fazer tudinho, mas quando chega na hora de selecionar Stroke and fill..., esse recurso não está disponível para eu selecionar! Ele aparece lá, mas não tem como clicar... Alguma ideia de como eu posso resolver? Muito obrigada!

    Conheci a pouco tempo o seu blog e estou amando! A começar pelo nome porque trabalho com abelhas!! hahahah

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que super legaaaal trabalhar com abelhas!! :D

      Haa.. acho que não posso te ajudar! Eu não uso o photofiltre há muito tempo. Não conheço as novas versões :/
      ;**

      Excluir
    2. Hhahaha é super legal mesmo... depois eu fiquei pensando e achei que talvez soasse melhor eu dizer que eu trabalho estudando as abelhas!

      Muito obrigada assim mesmo =) Vou dar uma pesquisada na internet, qualquer coisa que descobrir alguma coisa venho contar...

      beijoos

      Excluir
  26. Poxa comigo aconteceu o msmo de algumas pessoas! Instalei tudo direitinho e a opção fill não seleciona!!!! :(

    ResponderExcluir
  27. eeeeeee!!! consegui!! cliquei com o botão direito do mouse primeiro,daí eu cliquei em select all e dpois cliquei no botão direito de e apareceu!!! amo!!!! :)

    ResponderExcluir
  28. Oi gente eu pesquisei e eu achei um que explicasse como colocar a estampa para as pessoas com o photofiltre atualizado aqui esta https://www.youtube.com/watch?v=PL93ZZEMoR0

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...