Como já falei nesse post, tá rolando um super projeto legal de trabalhos manuais. Para quem não viu, explico rapidinho: É um grupo no Facebook. Junto decidimos quais seriam as técnicas abordadas durante o ano. São 12: uma para cada mês. Não precisa ter nenhum conhecimento prévio para participar! E todos são bem vindos. Não é obrigatória a participação em todos os meses também, para quem tiver a rotina muito corrida! Somos livres e democráticos! :D
O tema do mês de Janeiro é Colagem! Há muito tempo, fiz capas de caderno com fotos de cachorrinhos, de imagens legais que via nas revistas adolescentes.. mas nunca tinha levado a sério essa técnica (mesmo conhecendo vários trabalhos super legais). Usei algumas vezes para personalizar cadernos, mas nada além disso. O desafio me ajudou a superar isso e até penso em fazer outras!
Gostei demais de todo o processo de começar a pensar em um tema para retratar na colagem até coletar imagens, posicioná-las da melhor forma, criar novos elementos, criar novos significados.. foi bem divertido! Me surpreendi!
E aqui está minha produção para o mês de Janeiro!
E assim foi o meu processo de criação:
Estava eu na Livraria Cultura, caminhando, sem olhar muitos livros pra não cair na tentação. Estava pensando sobre meu futuro profissional dentro da Psicologia. Pois é... vocês conhecem o meu lado que gosta de artes, de artesanato, de fotografia. Mas, não o de estudante de Psicologia, né? Então senta aí que agora vou me abrir um pouquinho, pois essa colagem não tem nada de impessoal.
Tenho intenção/pretensão de trabalhar na área social, que geralmente atua em tribunais, instituições de acolhimento, de restrição de liberdade, e outras que estão a serviço da comunidade. De forma bem resumida assim, porque já reescrevi várias vezes colocando ressalvas nas minhas palavras, mas apaguei porque achei que talvez não coubesse ficar me alongando por aqui. O fato é que nessas instituições, muitas vezes lidamos com assuntos um pouco - ou muito - tensos, principalmente quando se trata de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos. E, bom... gosto de trabalhar com crianças e adolescentes!
Terminada a introdução, voltando para o passeio na Cultura... estava eu pensando nas minhas possibilidades de futuro profissional dentro da área, pensando nos últimos capítulos do livro que estou lendo. Me percebi angustiada, me sentindo sozinha no mundo, por saber que tem tanta gente trabalhando mal por aí, por saber que penso de forma diferente da maioria das pessoas com quem trabalhei.. mas ao mesmo tempo, sentindo que eu deveria tentar, que talvez pudesse fazer alguma diferença onde quer que eu vá trabalhar no futuro. Pois bem.. foi pensando nisso que fiz a minha colagem.
Sobre as Figuras Grandes...
Escolhi como base, uma fotografia tamanho A4 que retrata uma gruta por dentro, com as estalactites e estalagmites. Isso seria o me sentir sozinha. Uma das primeiras imagens que resolvi colocar, foi o da paisagem noturna. É essa parte em azul forte. A noite e as silhuetas das plantas me dão uma sensação também de estar sozinha, mas ainda, de angústia. Me lembra também momentos de reflexão. Os círculos concêntricos em amarelo e roxo representam certa confusão, imprecisão, incerteza, caos. É justamente como penso a realidade: como incerta, não linear, imprevisível.
Sobre as Figuras Menores...
A borboleta é um animal lindo e maravilhoso - sem entrar em filosofias de casulo e vida nova - e ainda voa! Mas, na figura, ela está representada em preto. É melancólica e combina com a paisagem de fundo azul escuro. Ela me parece bastante misteriosa também.
A criança (chapeuzinho vermelho) e o lobo representam o que são. Me lembram as pessoas com quem quero interagir: crianças e adolescentes. O lobo tem mais de um significado. O primeiro é a contraposição a uma visão de crianças puras, sempre bem intencionadas, como se elas não sentissem nada que seja muito complexo.
O lobo representa esse lado menos idealizado da infância. Ao mesmo tempo, representa as diversas situações difíceis e relações conflituosas que as crianças em situação de violação de direitos passam. O fato de a chapeuzinho estar fazendo o lobo sorrir diz sobre a capacidade de ressignificação da experiência.
As bolhas de letras são discursos limitados e frágeis. São tentativas de se fazer ouvir, em uma sociedade em que as coisas SÃO. A nossa cultura não permite o talvez. Por isso o É, gigante, bem no meio da figura. É o discurso social da estagnação e da desesperança. Como se não houvesse possibilidade de mudanças, como se não houvesse processo, e sim fatos. Não acredito nesse É.
Por isso, alguém como eu seria o curinga/bobo da corte, que ri para não chorar, que tá ali zanzando pela nobreza.. as pessoas riem dele, mas ele compreende o mundo um pouco além do próprio nariz, é crítico e expõe o que pensa de maneira cômica, chegando a incomodar. O bobo da corte é bastante dual.
Por fim, a rosa dos ventos representa os muitos caminhos possíveis. A flor é esperança.
Super bem explicado.. adorei as fotos que usou *-*
ResponderExcluirUauuuuu!! Arrasou!! Nao colou simplesmente e pá! Ta pronto! Teve todo um estudo! Amei!!!!!
ResponderExcluirmuito bom, parabéns :)
ResponderExcluirCheio de significados, gostei muito de como relacionou todos as imagens e do resultado final.
ResponderExcluirO meu ficou bem simples e sem significado >.<...
Terminei meu ontem, final de semana postarei no grupo e na oura semana no meu blog ^^.
Beijos
Que legal... *-*
ResponderExcluirAdorei este desafio.
ResponderExcluirAdorei a sua colagem e o significado que cada figura representou para você. Eu amoo fazer colagem, dá para expressar muita coisa e usar a imaginação.
Também venho passando por alguns conflitos por causa do meu futuro profissional, também curso psicologia e venho buscando um meio de exercer minha profissão sem deixar o lado artístico de lado.
sabe que eu tenho uma grande admiração desde que eu conheci seu blog, justamente porque você é simples, tem diversos interesses e não se deixa levar por uma pose "intelectual" só porque estuda coisas importantes e relevantes para o sociedade. falo isso porque convivo diariamente com esse meio acadêmico e sei como é difícil se manter criativa e original diante disso tudo.
ResponderExcluirEstou me formando na federal de SP e tenho os mesmo questionamentos que você. Como pedagoga, atuarei diretamente em sala de aula, e apesar de AMAR isso, é muito tenso o cotidiano das escolas públicas daqui. Já pensei em desistir mil vezes, mas cá estou eu, resistindo. Espero que a gente consiga encontrar o equilíbrio entre mundos tão contraditórios.
E sabe, esse grupo tem sido uma terapia para mim. :)
Sobre sua colagem, é linda e sensível. Realmente especial.
Ai Bianca, que coisa mais linda :~ muito sucesso pra você!
ResponderExcluirAdorei a colagem, nunca brinquei com isso, acredita? Deveria dar uma chance.
Beijos!
http://cerisepepper.blogspot.com.br/
Adorei sua colagem e o processo de criação, Bianca! E me identifiquei com os seus dilemas, também. Quando eu estava no final da faculdade (fiz licenciatura em Artes Plásticas) entrei em conflito porque precisava trabalhar e não sabia direito se queria dar aulas. Mas tudo foi acontecendo de maneira tão natural que eu pude aprender muito com meus erros e, principalmente, a lidar com as pessoas diferentes de mim. Isso é um aprendizado constante e sinto que ainda tenho muito que aprender.
ResponderExcluirLendo seu relato, pensei que vc se daria muito bem como professora de arte terapia, já pensou nisso? Ou até fazer uma especialização em Arte Educação.
O que mais gosto em ser professora de artes é perceber a superação individual de cada aluno e como eles crescem pessoalmente, acreditando no seu potencial, elevando a auto estima. Não há nada que pague a sensação de fazer parte de uma experiência linda como essa, onde várias pessoas crescem juntas.
Ah!! Estou aqui na correria, mas logo postarei minha colagem!
Parabéns pela iniciativa e pelo blog, que é super original e criativo :D
Grande beijo!
Amei a colagem e a explicação detalhada, doida pra ver os próximos desafios haha
ResponderExcluirbeijo da Nanda,
http://lladodedentro.blogspot.com.br/
Adorei demais... Muito significativo. E muito interessante esse seu outro lado psicóloga, atuei como professora de crianças por 2 anos em periferias de Brasília e o trabalho do psicólogo é essencial para algumas, uma realidade muito aquém da que fui criada e é bom saber que tem gente como você no mundo, querendo fazer a diferença. Eu não aguentei, absorvo muito tudo, não consegui separar os mundos, sabe?
ResponderExcluir=}
ResponderExcluirFicou muito lindo, é tão bom ver que ainda há pessoas que se preocupam com os outros e estão dispostos a dedicar a sua vida a ajudar :)
ResponderExcluirBeijinhos
Arteterapia é um caminho ;) tava pensando nisso ontem à noite!
ResponderExcluirDe maneira geral, man, you're good.
Lindo! Uma forma de se expressar diferente e cheia de você e da sua vida sem soa uma montagem, por mais que seja uma... terapêutico e quase como uma tatuagem marca um momento da vida e um aprendizado. Passei e ainda passo por dúvidas muito parecidas com as suas, profissionais que não gostam do que fazem ou que fazem o o que não gostam e deixam uma desesperança e um conformismo em todo lugar que passam. Precisamos ser sim os coringas (me lembrou o livro O Dia do Coringa do Jostein Gaarder, já leu?) e buscar ser loucos em um mundo em que a sanidade é destrutiva. Gostei, me fez pensar :)
ResponderExcluirLiiindo demais! Eu acho muito bacana colagem, mas nova eu fazia muito, só que atualmente ando bem preguiçosa! Obrigada por nos inspirar!
ResponderExcluirSe puder, passa no meu cantinho p/ conhecer!
Beijo!
minhassingularidades.blogspot.com.br
Gostei muito da sua idéia.
ResponderExcluirPost lindo.
Beijis Nath (Blog da Cantini)
Vim mais cedo ver a postagem mas só queria comentar quando desse tempo de ler tudo. Acho que todo trabalho tem que ter sentido e foi bom saber o significado do seu. Espero que consiga trabalhar no que deseja e que essa vontade de mudar, de fazer uma diferença nunca deixe de existir, as vezes o mundo é muito cruel com pessoas que pensam diferente, a luta é grande mas vale como busca e aprendizado.
ResponderExcluirUau! Achei incrível a forma como você se expressou. Me fez refletir mais uma vez sobre o meu futuro. São tantas dúvidas...
ResponderExcluirFiquei animada pra conhecer as outras etapas do projeto! =)
Oi Bianca!!
ResponderExcluirQue profundo!! Nunca me imaginei refletindo tanto com uma obra. Me chamou ateção quando você postou, mas agora com os significados ficou incrível. Parabéns!!!
Bjus
Que lindo!! Bianca, tem alguma forma de participar sem facebook? :/
ResponderExcluirBeijos
http://ignorantesedoces.blogspot.com.br/
Pô, que massa ver vc transformar uma simples brincadeira em algo tão profundo. Tinha que ser estudante de Psicologia mesmo...rs. Eu acabo de me formar nesse curso e estou passando exatamente por esses questionamentos, apesar de já pensar nessas coisas há muito anos (longa história que passa, inclusive, pelo abandono do curso de Serviço Social). Quesões como: o que a Psicologia pode me proporcionar enquanto ser humano; o que eu posso proporcionar ao mundo através da Psicologia, onde enfiar esse meu lado apaixonado pelas coisas ligadas ao artesanato, cores, criações criativas... Enfim, são muitas dúvidas e a única certeza que tenho é que elas não me abandonarão. Bjus e coragem!
ResponderExcluirAdorei sua colagem! Fica mais interessante quando a gente vê o significado por trás de cada escolha!
ResponderExcluirQue lindo Bianca!!
ResponderExcluirSabe que eu tenho a maior dificuldade com colagens (e olha que eu tive matéria disso na faculdade hahahah), mas quando é assim, verdadeiro e cheio de significados parece que flui bem mais!
:)
Beijos e quero continuar acompanhando esse projeto!
Ficou lindooo! Quanta criatividade, adorei a ideia do desafio!
ResponderExcluirBeijoo
http://blogforevermay.blogspot.com.br
adorei isso tudo!
ResponderExcluirbeijo
cabecanasnuvensz.blogspot.com.br
Que bacana, Bianca! Eu também fazia colagens quando era adolescente. Adorava recortar revistas e colar tudo junto numa coisa só. Adorei seu processo de criação e sua explicação sobre o significado da colagem. Boa sorte na sua busca! O mundo precisa de gente assim como você: sonhadora, batalhadora, criativa, curiosa, questionadora.
ResponderExcluirQue criação linda e profunda Bianca...como não poderia ser diferente quando criada por uma menina tão especial...quando eu crescer quero ser como você, rsrsrsrs. Que tu nunca percas esse sentimento de irresignação que te impulsiona, tampouco a esperança na construção de um mundo melhor para todos. Tudo na colagem faz sentido, o que a torna ainda mais bonita.
ResponderExcluirPoxa, só vi agora! Será que ainda dá tempo de fazer a colagem de janeiro? Vou tentar... Pedi pra participar lá no grupo, rs.
ResponderExcluirMuito íntima a tua colagem. Gostei de saber um pouco sobre ela, não imaginaria vendo apenas a imagem.
Parabéns pela iniciativa <33