Coloridinhas

             

06 maio 2011

[Literatura] Pablo Neruda.

Sou apaixonada por poesias. Por boas poesias! E bons poetas..

O Pablo Neruda é um dos meus preferidos (já comprei pra dar de presente 4 vezes). O Cem sonetos de amor é um livro que mesmo já tendo lido várias vezes, de quando em quando ele volta para a minha mão e percebo que cada vez que releio uma poesia, me parece que ela está dizendo uma coisa diferente.

Acho essa capa bem bonitinha! :)

Pablo Neruda foi um poeta chileno e é considerado um dos mais importantes da língua castellana. O livro Cem sonetos de amor reúne de fato 100 sonetos. Todos foram escritos para a sua esposa Matilde. Logo no início do livro, Neruda dedica todos os poemas alí escritos para a sua amada:

"[...] assim estabelecidas minhas razões de amor te entrego esta centúria: sonetos de madeira que só se levantaram porque lhes deste a vida."


Pesquisando um pouco antes de escrever esse post, descobri que um dos meus sonetos favoritos foi recitado no filme Patch Adams. Não me lembrava da cena do filme e fui procurar no youtube. Fiquei arrepiada até na cabeça! E com os olhos marejados...


E aqui o poema completo:


"Não te amo como se fosse rosa de sal, topázio
Ou flecha de cravos que propagam fogo:
Te amo como se amam certas coisas obscuras,
Secretamente, entre a sombra e a alma.

Te amo como a planta que não floresce e
Leva dentro de si, oculta, a luz daquelas flores.
E graças a teu amor, vive oculto em meu
Corpo o apertado aroma que ascende da terra.

Te amo sem saber como, nem quando, nem onde.
Te amo diretamente sem problemas nem orgulho;
Assim te amo porque não sei amar de outra maneira,

Senão assim, deste modo, em que não sou nem és.
Tão perto de tua mão sobre meu peito é minha,
Tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho."


Eu poderia digitar várias poesias dele aqui na postagem.. tenho muitas preferidas. Mas, ia ficar grande demais. O que recomendo do fundo do meu coração é que vocês comprem esse livro. Dêem de presente. Leiam e releiam mil vezes.


É lindo.

9 comentários:

  1. Assisti esse filme várias vezes e não me lembrava desta parte ..

    Lindo demais!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nunca parei p/ ler Pablo Neruda, mas gostei tanto desse post que vou procurar por esse livro.

    Amei:
    "[...] assim estabelecidas minhas razões de amor te entrego esta centúria: sonetos de madeira que só se levantaram porque lhes deste a vida."

    Ah, recebi sim o comentário lá no blog, o que tem essa parte:

    "(...) Pooooxa vida... deu erro na página antes da confirmação! :(
    Mas, resumindo o que tinha escrito:(...)"

    E seu blog é tão bom de ler ^^

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Aaaaai que lindo! Não conhecia esse autor : )
    Chegou em ótima hora, pois hoje é aniversário de 10 anos juntos e eu ia procurar um poema bem bonito \o/
    Obrigada por compartilhar!
    Com certeza, ta anotado pra comprar pra ficar na futura biblioteca.

    Um beijo e ótimo sábado.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, também amo poemas! e faço alguns simples, para os simples de coração, hihihi...tem alguns no meu blog que tive coragem de mostrar. bjoks flor

    ResponderExcluir
  5. Também acho que já vi esse poema citado em algum outro lugar, filme... mas não lembro direito da onde!
    Confesso que tenho alguns problemas com poesia hahaha mas adoro a Florbela Espanca, conhece? os poemas delas são muito muito lindos!

    Beijoca!!
    (e estou adorando seu Projeto 365, as fotos estão encantadoras! ^^)

    ResponderExcluir
  6. Bianda cheguei ao seu blog através do Kandis design e de cara, encontro um post sobre o Neruda! Desculpe, mas não vai dar pra sair daqui...rs

    Suas imagens são lindas e seu jeito de escrever, delicioso.

    Voltarei sempre.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Também gosto de Pablo Neruda.
    E essa cena do filme em que ele cita o poema é linda demais! t___t

    Sua foto ficou linda, Bibi. =**

    ResponderExcluir
  8. Que linda essa cena do Patch Adams, não sabia que era um poema do Neruda...

    Adorei seu blog, já está fave!

    Bjs

    Carol.

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...