Coloridinhas

             

03 fevereiro 2011

[DIY] Grampinho de catavento

Passei uma boa parte da tarde de hoje fazendo cataventos de feltro e costurando em grampinhos de cabelo! :) 

Pra quem quiser se aventurar também, aqui vai o passo a passo.
Nesse mini projeto, eu usei:
  • Tesoura;
  • Agulha e linha;
  • Feltro (pedaços pequenos são suficientes);
  • Pequenos botões;
  • Grampinhos de cabelo;
  • Molde cortado em círculo.

Eu sei que quando aprendemos a fazer catavento de papel na escola, falam pra começar com um quadrado, e não com um círculo, mas para esse mini cataventos, acho que o resultado final fica mais delicado fazendo arredondado. Para o molde, eu usei a tampa de uma caixinha de mini clips (dá para ver na foto. Ela tem 3,8cm de diâmetro). Achei que o tamanho é ideal! Não gosto de usar coisas muito grandes no cabelo, então essa é perfeita pra mim, mas quem gosta, pode fazer grampos maiores.


O primeiro passo é cortar dois círculos de mesmo diâmetro e das cores que mais te agradarem. Escolhi cores contrastantes, mas dois tons da mesma cor também fica lindo. ^^
Depois de prontos, faça marcas como as da foto abaixo (pode ser só dobradinho, contanto que dê pra ver), sobreponha os círculos e corte na linha marcada. Repare que só precisa cortar até metade da distância entre o ponto central e a extremidade. Se cortar um pouquinho a mais não tem problema, mas cortando muito, o catavento fica meio molenguinho. :P


Depois é só costurar juntando as pontinhas no centro da mesma forma que é feito o catavento de papel que a gente aprendeu na escola. Quem faltou a essa aula, pode seguir essa imagem.
E aí é só costurar o botãozinho no centro. Eu escolhi botões muuuuito pequenos, então terminou aparecendo um pouco de linha embaixo. Se você for usar botões como os meus, lembre-se de tentar usar o mínimo espaço possível pra costurar as abinhas no centro. Ou use botões maiores que não tem erro! :)


Por fim, é só costurar o grampo na parte de trás do catavento. Fiz essa costura mais larga pra impedir que o catavento fique saindo do lugar. O ideal é prender em no mínimo dois pontos diferentes.


E agora é só prender no cabelo e ser feliz!


Espero que tenham gostado! Quem fizer algum, manda um foto por e-mail, ou deixa o link nos comentários que vou adorar saber! :)

8 comentários:

  1. Que burrinho eu xD
    Só entendi no final pra q q servia esse treco ^^
    Não fica grudando no cabelo nem nada n? o.O
    Achei bonitinho ^^
    Beijos! =D

    ResponderExcluir
  2. Uhu!!!
    Como dizem os mineiros: Nóó!! Trem bunidimais, sô!!
    Parabéns filha, cada vez mais prendada.
    Beijocas, Momoin.

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais fofa! Adoro cataventos!
    E os seus ficaram lindimais... ^^

    ResponderExcluir
  4. Ficou super fofo! Dá pra fazer bróche tumém!
    Me animei de ter vários destes grudados na cortina do meu quarto, ia ficar super alegre!


    Beijinhos
    *:

    ResponderExcluir
  5. Você realmente é muito criativa Bibi... @_@
    Quero um desseeeeeee :D

    ResponderExcluir
  6. Klarinhaaaaaa..
    Aaaaaah! ia ficar MUITO lindo um monte deles na cortina!! ^^ Pensei em um monte de formas de usar, mas nunca ia chegar nesse!!
    Se você quiser, podemos passar uma tarde fazendo! Eu te ajudooo! :D

    Lindinha! Saudade demais!! :(

    ResponderExcluir
  7. Eu também não gosto de acessórios muito grandes na cabeça.
    Ficaram lindinhos >__<

    ResponderExcluir
  8. Eu a-do-rei isso!! muito criativo! Até tuitei esse tuto fofo agorinha! O que acha de trocar cataventos two-bee por flores do cola?? Eu adoraria! o/

    Um beijo,

    Ma

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...